Results 1 to 7 of 7

Thread: Eu sou/estou saudável

Native language
    english

Eu sou/estou saudável

Wouldn't it be "estou"? Eu sou saudável seems too permanent to me because I could find out tomorrow that i have cancer. Estou saudável seems to make more sense because right now I am healthy, but I have seen it written as "Eu sou saudável". Obrigado!

Native language
    Português (Brasil)

Re: Eu sou/estou saudável

É verdade que sou saudável é muito definitivo, mas é como usamos dizer.
    "Eu sou saudável" significa que não tenho nenhuma doença, estou bem de saúde; pode mesmo dar a entender que eu cuido de minha saúde, tenho hábitos saudáveis.
    Ao contrário, "Estou saudável" dá uma grande impressão de transitoriedade, isto é, parece que a pessoa costuma estar doente, tem ou teve alguma doença e, neste momento, está bem.
    Last edited by anaczz; 18th June 2012 at 2:07 PM.
    A ignorância é um lugar quentinho. (Leonardo Sakamoto)

Native language
    english

Muito obrigado pela ajuda, agora entendo a diferença.

Native language
    Português - Brasil

Para complementar, pense em ser como algo constante, e não como "permanente", e em estar como algo provisório, momentâneo ou que se modificou há pouco tempo.

• "João é magro": desde sempre (ou desde há muito tempo) possui a condição de magreza.
    • "João está magro": emagreceu. Ainda há a posssibilidade de voltar a engordar.

• "A Maria é bonita": é considerada como alguém bonita regularmente, em todas as situações.
    • "A Maria está bonita": no momento, Maria se apresenta bonita.

• "Manuel é professor": já faz algum tempo que exerce essa profissão e, aparentemente, continuará a praticá-la.
    • "Manuel está trabalhando como professor": atualmente, atua como professor. Não era o que fazia até pouco tempo atrás e/ou não há a certeza de que continuará a fazer isso.
    Last edited by patriota; 18th June 2012 at 10:37 AM.

Native language
    -

Nem sempre essa ''regra'' é respeitada: ''Hoje sou feliz e canto, só por causa de você'' (Ivete). Em vez de ''Hoje estou feliz...''
    Ou ''Ele está com um câncer incurável'' em vez de ''Ele tem...''

Native language
    Braz Portuguese

Quote Originally Posted by Istriano View Post
    Nem sempre essa ''regra'' é respeitada: ''Hoje sou feliz e canto, só por causa de você'' (Ivete). Em vez de ''Hoje estou feliz...''
    Ou ''Ele está com um câncer incurável'' em vez de ''Ele tem...''
    good examples there.

my take is that:

"Hoje sou feliz e canto" - it's as if the author is starting anew after a bout of sadness, and this feels fresh, to the point of the author stating : "I'm a happy person again"

"Ele está com um câncer incurável" - we are probably looking at the fixed phrase "estar com" meaning "ter", as in "Você está com minhas chaves?" (=Do you have my keys?)

Native language
    BR Portuguese

Quote Originally Posted by adamste81 View Post
    Wouldn't it be "estou"? Eu sou saudável seems too permanent to me because I could find out tomorrow that i have cancer. Estou saudável seems to make more sense because right now I am healthy, but I have seen it written as "Eu sou saudável". Obrigado!
    Não vamos ser tão extremos quanto à gramática! Realmente o verbo "ser" passa a ideia de ser 'permanente', enquanto "estar" parece ser mais 'transitório'. Mas isso não quer dizer que eu não possa dizer "eu sou saudável" porque não sei do dia de amanhã.

Vamos comparar os verbos:

• Eu estou feliz. Alguma coisa me deixou feliz hoje ou nos últimos instantes, como um boa notícia, um presente, um momento bom com os amigos.

• Eu sou feliz. Aqui o verbo "ser" é usado porque é considerado que algum fator diariamente me causa felicidade, como bom emprego, uma boa família, boa autoestima. A mesma lógica pode ser aplicada quando se tem uma boa saúde - sou saudável porque faço exercícios, como bem, tenho paz de espírito e faço checapes (check-ups) regularmente.

Abraços!