Results 1 to 13 of 13

Thread: Maconha

Native language
    Russian

Maconha

..Fiquei pensando na palavra "maconha" e seu análogo em português de Portugal. Será a mesma coisa? Ou é uma palavra exclusivamente brasileira?

Native language
    Portuguese

Re: Maconha

Pelo que eu costumava ler nos jornais portugueses, fala-se "liamba" por lá. Mas é bom que algum foreiro português confirme — ou refute isso — porque sou brasileiro, e posso estar errado.

Native language
    Português (Brasil)

Também ouvi liamba e cangonha, mas entre pessoas de origem angolana.
    A ignorância é um lugar quentinho. (Leonardo Sakamoto)

Native language
    Portuguese (Portugal)

Não me lembro de alguma vez ter ouvido ou visto as palavras "liamba" nem "cangonha" nos media daqui. Claramente, a palavra mais utilizada actualmente é "cannabis". "Marijuana" chegou a ser bastante usada na década de 90, mas aparentemente caiu em desuso. Coloquialmente, usa-se ainda "erva" com muita frequência.

Native language
    Português - Portugal

Sim, mas mesmo «maconha» não se usa, tanto quanto sei (isto é, o nome). A coisa em si - que é até várias coisas na verdade, vários produtos diferentes - assume diferentes nomes, dependendo logo à partida do contexto, tais como: cannabis, chamon, haxe, haxixe...

Este texto faz um pequeno mas interessante resumo do assunto.

Native language
    Brazilian Portuguese

Então, será que tem maconheiro em Portugal?
    Como se diz maconheiro?
    Docendo discimus - Ensinando aprendemos - Uczymy się ucząc innych - By teaching others we learn.

Native language
    Português

Erva também é usada por aqui, mas num contexto que deixe a palavra mais "bonitinha".

Beque = cigarro de maconha
    I'm BACK, my friends!

Native language
    Portuguese

E em inglês, pessoal, será que se aplica apenas o termo genérico "junkie"? Ou será "pot smoker"?

Native language
    Português - Portugal

Denis, acho que não temos uma palavra tão maneirinha, isto é, tão versátil e prática.
    Há o 'flipado' e o 'agarrado', para viciado, mas só são usadas em certos contextos; e abrangem vários tipos de drogas (sobretudo as mais 'duras', acho eu). 'Ganzado' serve para a 'erva', mas não implica adição, normalmente (é o mesmo que bêbedo, ou coisa assim - diferente de alcoólico).

Quanto ao vendedor (outro dos significados, aparentemente)... não me ocorre nada, realmente.... Em discurso formal ouvem-se coisas como "pequeno traficante" e por aí. Às vezes 'dealer' também é usado, mas quer-me parecer que o pessoal que habitualmente não só fuma como inala (ou sei lá o quê) diz o que calha, pérolas estilísticas do género "o gajo do material".

Native language
    Russian

Muito interessante, obrigada a todos!

Native language
    bilingual US english and Italian

Quote Originally Posted by LuizLeitao View Post
    E em inglês, pessoal, será que se aplica apenas o termo genérico "junkie"? Ou será "pot smoker"?
    Junkie em ingles se refere mais a quem abusa de heroina.
    Em vez de pot smoker pode-se usar também "pothead" ou um termo mais neutro: "marijuana smokers / users"

Native language
    Português

Aproveitando o tema do tópico (drogas).
    Portugueses:

O verbo ESNIFAR (cocaína). Alguém sabe qual a origem disso? Seria do inglês?
    I'm BACK, my friends!

Native language
    bilingual US english and Italian

Quote Originally Posted by Alandria View Post
    O verbo ESNIFAR (cocaína). Alguém sabe qual a origem disso? Seria do inglês?
    Em ingles "To Sniff" significa cheirar para conhecer melhor ou investigar algo, mas também num senso geral. Por exemplo um cachorro que cheira sua mao ou uma pessoa que cheira um pote de leite para ver se estragou. Aposto que "Esnifar" cocaìna em portugues vem disso (Como outro par ingles/portugues: knockout / nocautear) pois dis-se em ingles também "sniff cocaine" ou "snort" cocaine.