Results 1 to 5 of 5

Thread: Devia mesmo

Native language
    English

Devia mesmo

Olá! Eu estava falando com um amigo brasileiro e a gente estava fazendo planos pra almoçar. Quando eu disse "a gente deve almoçar a semana que vem," meu amigo disse "devia mesmo." Que significa "devia mesmo"? Significa "we should"? Obrigado!

Native language
    Português - Brasil

Re: Devia mesmo

Quote Originally Posted by Magicman4131 View Post
    Quando eu disse "a gente deve almoçar a semana que vem", meu amigo disse "devia mesmo".
    a gente deve almoçar = we will probably have lunch together / we must have lunch together
    a gente devia almoçar = we should have lunch together
    [a gente] devia mesmo = we really should [do it]

Native language
    English

Obrigado. Eu vejo a diferencia agora. Não me da bem quando tento de traduzir inglês diretamente a português.
    Last edited by Magicman4131; 20th February 2013 at 6:32 AM.

Native language
    Português - Brasil

Quote Originally Posted by Magicman4131 View Post
    Obrigado. Eu vejo a diferença agora. Não me dou bem quando tento de traduzir inglês diretamente ao português.
    É o que todos fazemos. O objetivo é ultrapassar essa fase e começar a formular tudo na cabeça já no idioma estudado em vez de "traduzir" os pensamentos.

Native language
    português

Se for referente a uma ação passada, muitas vezes tanto faz, devia ou deveria. No caso que nos apresenta, em minha opinião, o “deveria” seria mais apropriado por se tratar de um tempo que ainda vai acontecer, isto é, de algo que ainda não aconteceu. Estou com fome, então eu deveria almoçar. Em minha opinião, “devia” significa um tempo que já passou. No ano passado, eu devia almoçar ao meio dia.
    É claro que seu amigo estava usando o termo de forma coloquial e, por isso, não cometeu nenhum erro.
    Talvez essa minha observação ajude você de alguma forma. Minha intenção é essa.

— Acho que deveríamos almoçar amanhã ao meio dia — diz o amigo.
    — Deveríamos mesmo. (este está falando que a ideia do outro é boa)