Page 1 of 2 12 LastLast
Results 1 to 20 of 23

Thread: apetecer, ter gana

Native language
    spanish

apetecer, ter gana

Olá!!

Uma perguntinha: o qué é isso de dizer "quase apetece x"? Nao o compreendo muito bem. Como posso traduzir para o espanhol, depois de uma comprida lista de nomes, "quase apetece citar a Biblia".

Muito obrigado!!!

Native language
    Português, Brasil

Re: Quase apetece citar...

Oi, Ancia.
    Apetecer em português significa o mesmo que em espanhol. Compare o que dizem os dicionários:
    Aurélio:
    1. Ter apetite de; desejar: Acordou faminto, apetecendo uma lauta refeição;
    2. Desejar intensamente; aspirar a; pretender, cobiçar, ambicionar: Estudava com gosto: apetecia um diploma de doutor.
    DRAE:
    1. tr. Tener gana de algo, o desearlo. U. t. c. prnl.
    2. intr. Dicho de una cosa: Gustar, agradar.

Quanto à sua pergunta eu traduziria literalmente: casi apetece citar la Biblia (o casi me dan ganas de citar la Biblia).
    ¿Qué es poesía? ¿Y tú me lo preguntas? Poesía... eres tú.

Native language
    spanish

Re: Quase apetece citar...

mas eu vejo que nao é exactamente como em espanhol. Em espanhol é muito esquisito ouvir dizer, numa conversa, depois de ter dito o nome de várias pessoas, numa lista, acrescentar: "casi me apetece citar a Bob Marley"... Mas sim é frequente em porutguês empregar a fórmula "quase me apetece citar a"

Native language
    Zimbabwe - English

tengo ganas

como se dice en portugues

"tengo ganas de..."

gracias
    Half Zimbabwean, Meta' Italiana. Currently living in Scotland. Enamorada de Latino America! Cocktail?

Native language
    Português/ Brasil

Re: tengo ganas

Olá Danz,

tenho vontade de...
    Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa...- Guimarães Rosa

Native language
    portugues

Re: apetecer, ter gana

Ei,Ei teste
    apetecer= ter prazer em degustar /// me da a vontade de experimentar (relacionado á comida)
    ter gana=ter vontade interna incontrolável de ...

Native language
    Spanish/Catalan

"... Mas sim é frequente em porutguês empregar a fórmula "quase me apetece citar a"
    Ancia, não tire de contexto uma frase simples. Repare numa coisa, que a propósito, indicou a Olivinha: "apetecer" em português significa o mesmo do que em espanhol. Exemplo: "Hoje não me apetece caminhar" em espanhol se traduz como "Hoy no me apetece caminar".
    Cumprimentos!
    TT.
    "ATENCIÓN: TODO LO ESCRITO AQUÍ PUEDE NO SER REALIDAD" (Antes del 23-02-12 mi nick era Tombatossals).

Native language
    portugues

AGRADEÇO aos que me ajudaram.
    IVO

Native language
    Brasil Português

Não sabia que se usava o verbo apetecer na língua portuguesa. Usa-se muito no Brasil? E em Portugal?
    E a palavra gana não é um castelhanismo usado em Portugal? Não sei se usarão pouco ou muito nem entendo muito bem quando a usam e se há alguma divergência com o espanhol.
    BLOQUEIO MENTAL TOTAL

Native language
    Portugal- portuguese

Quote Originally Posted by Muito obrigado View Post
    Não sabia que se usava o verbo apetecer na língua portuguesa. Usa-se muito no Brasil? E em Portugal?
    Em Portugal sim, muito mesmo.

E a palavra gana não é um castelhanismo usado em Portugal? Não sei se usarão pouco ou muito nem entendo muito bem quando a usam e se há alguma divergência com o espanhol.
    É provável, mas não certo, que a palavra tenha origem no castelhano.

Quanto ao uso, é muito menos frequente e mais restrito do que no espanhol, parece-me.

Usos que me ocorrem:
    'Deu-lhe na gana fazer ...' (implicando alguma arbitrariedade, como se não houvesse uma razão objectiva para o fazer). 'Deu-lhe na real gana fazer ...' acentua ainda mais a ideia de arbitrariedade.
    'Tive ganas de o estrangular' (aqui a palavra ganas aparece associada a uma vontade, a um sentimento muito intenso, geralmente de raiva).
    'Estou esganado'. Aqui trata-se do verbo esganar, claro, mas dou o exemplo porque talvez permita perceber melhor o uso e o sentido de gana. Esganar significa sufocar, estrangular ou então, em estou esganado, que tenho muita fome.

O Priberam atribui a gana os seguintes significados:
    grande desejo, grande vontade, ânsia;
    má vontade a alguém, raiva, ódio;
    fome;
    impulso, capricho
    Last edited by Carfer; 5th October 2008 at 9:17 PM.

Native language
    Português/ Brasil

Eu, por exemplo, quando os foreros se esquecem de procurar tópicos já discutidos, tenho gana de matá-los!

Native language
    Português

BLOQUEIO MENTAL TOTAL

Apetecer eu não uso nem ouço gente usando, só os mais antigos e ainda sim, raramente. Muita gente nem conhece a palavra...

Native language
    Português/ Brasil

Aposto que não são mineiros! Entre os mineiros é comum o uso do apetece, independentemente da idade, pura e simplesmente uma questão de região em que a pessoa se insere dentro do nosso estado.

Native language
    Portugal - Português

BLOQUEIO MENTAL TOTAL
    Apetecer usa-se muito em Portugal. É um verbo de uso corrente. A expressão «ter ganas de» também existe nos nossos dicionários com o sentido de «sentir grande vontade». Não é muito usada e emprega-se principalmente quando há un desejo veemente. Nesta expressão «só tenho ganas de matá-lo!» há subjacente uma certa raiva.
    Espero ter ajudado.
    Cumprimentos
    The more I study, the more I know; The more I know, the more I forget; The more I forguet, the less I know. SO WHY STUDY?

Native language
    Português

Quote Originally Posted by Vanda View Post
    Eu, por exemplo, quando os foreros se esquecem de procurar tópicos já discutidos, tenho gana de matá-los!
    Gana por aqui até se ouve, mas sempre quis saber se se diz "gana" ou "ganas"

Native language
    Portugal - Português

Quote Originally Posted by Carfer View Post
    Em Portugal sim, muito mesmo.

É provável, mas não certo, que a palavra tenha origem no castelhano.

Quanto ao uso, é muito menos frequente e mais restrito do que no espanhol, parece-me.

Usos que me ocorrem:
    'Deu-lhe na gana fazer ...' (implicando alguma arbitrariedade, como se não houvesse uma razão objectiva para o fazer). 'Deu-lhe na real gana fazer ...' acentua ainda mais a ideia de arbitrariedade.
    'Tive ganas de o estrangular' (aqui a palavra ganas aparece associada a uma vontade, a um sentimento muito intenso, geralmente de raiva).
    'Estou esganado'. Aqui trata-se do verbo esganar, claro, mas dou o exemplo porque talvez permita perceber melhor o uso e o sentido de gana. Esganar significa sufocar, estrangular ou então, em estou esganado, que tenho muita fome.

O Priberam atribui a gana os seguintes significados:
    grande desejo, grande vontade, ânsia;
    má vontade a alguém, raiva, ódio;
    fome;
    impulso, capricho
    Como sempre, primoroso. Sim Carfer a dar crédito ao dicionário da Infopédia a origem é a palavra gana do castelhano
    Um abraço
    The more I study, the more I know; The more I know, the more I forget; The more I forguet, the less I know. SO WHY STUDY?

Native language
    Portugal- portuguese

Quote Originally Posted by amistad2008 View Post
    Gana por aqui até se ouve, mas sempre quis saber se se diz "gana" ou "ganas"
    Acho que é indiferente. Pessoalmente, reportando-me ao exemplo da Vanda, digo mais 'tenho ganas de matá-lo' do que 'tenho gana de matá-lo'. Em frases como 'deu-me na gana' uso habitualmente o singular. Porquê, não sei. Não creio que haja uma regra, mas encontro pelo menos um paralelismo: se em vez de gana usasse ideia também me sairiam construções semelhantes: 'tenho ideias de matá-lo', 'deu-me na ideia matá-lo' (salvo seja).

Ah! Nati! Muito obrigado pelo elogio, mas é só bondade e benevolência sua.

Native language
    Brasil Português

Os meus agradecimentos pela resposta. Mas, por favor, diga aí de onde é? Do Brasil? Cumprimentos!
    Quote Originally Posted by amistad2008 View Post
    Apetecer eu não uso nem [..]

Native language
    Português

Os meus agradecimentos pela resposta. Mas, por favor, diga aí de onde é? Do Brasil? Cumprimentos!
    Sim, do
    ♪♫♪Brasil, meu Brasil brasileiro♪♫♪

.... aproveitei sua pergunta para mudar meu perfil.

Native language
    español

Ancia en español (castellano le decimos en argentina), se usa apetecer algo casi siempre en referencia a las comidas, y no existe el casi apetecer, o se apetece o no- en general se diria que a alguien le gusta citar la biblia- Abrazos

Page 1 of 2 12 LastLast