1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

à terça-feira/às terças feiras

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Maria Lisboa, Aug 7, 2007.

1. Maria Lisboa Senior Member

PORTUGUESE - PORTUGAL
    Sempre achei que estas duas expresões eram equivalentes, para falar de alguma coisa que se faz habitualmente à(s) terça(s)-feira(s). Uma aluna alemã, que estuda Português numa universidade alemã, garantiu-me que a professora lhe explicou que à terça-feira se usa para falar das coisas que fazemos habitualmente nesse dia por prazer (à terça-feira faço ginástica) e às terças-feiras para falar das coisas que se fazem por obrigação (às terças-feiras passo a roupa a ferro). Nunca tal tinha ouvido. Qual é a vossa opinião?

2. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Também nunca ouvi dizer tal coisa, nem respeito essa "regra" ao falar. Acho que é um preciosismo.

3. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Concordo com o Out. Acho que estão querendo ser mais reais do que a realeza.:D

4. Maria Lisboa Senior Member

PORTUGUESE - PORTUGAL
    Mas pensam que a regra, de facto, existe e que deixámos de a aplicar?

5. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Duvido. Acho, como a Vanda, que deve ter sido inventada por alguém que era mais papista que o papa.

6. Estefanía Perdomo

Estefanía Perdomo Senior Member

Miranda.
    Venezuela, Español.
    Bom, imaginemos que é a regra (eu não acredito, não) essa então foi deixada faz muitos anos. Talvez até antes de nascer nossos pais.

Nem acredito que essa professora tenha mais de 90 anos, e se for, será nativa?

Hehehehehehehe eu concordo com a Vanda e o Outsider. Mas fale, você o que pensa? Existiu, se deixou de usar, é inventado?

7. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Estefanía, agora eu fiquei curiosa e terei que pesquisar o fundamento disso. Aguarde-me até amanhã, caso não apareça algum salvador da pátria!

8. Maria Lisboa Senior Member

PORTUGUESE - PORTUGAL
    A professora é portuguesa. A aluna pode ter percebido mal, mas foi bastante peremptória. É engraçado pensar primeiro se faço regularmente uma coisa por prazer ou por obrigação, para depois dizer se faço ao sábado ou aos sábados! Acho que vou forçar-me a usar essa «regra» durante algum tempo!

9. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Eu ainda acho que a professora está querendo "fazer escola". Não consigo encontrar nada em gramática nenhuma. Até agora!

10. Ricardo Tavares Senior Member

Português - Brasil
    Eu tampouco nunca tinha ouvido falar nesta regra. Quando tenho algo a fazer sempre em um determinado dia (prazer ou obrigação), uso na terça-feira (agora, acho que está errado...), mas se o compromisso for regular, aí sim uso às terças-feiras. Exemplos:
    Tenho uma festa na casa de fulano na terça-feira à noite.
    Não poderei ir à sua festa, pois todas às terças-feiras tenho aula de português nesse horário.

Enfim.... :)

Share This Page