1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

a lista de cabazes

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by zizie, Dec 2, 2012.

1. zizie Junior Member

english - uk
    Boa tarde,

Não entendo muito a significação dessa expressão. Podem me explicar um pouco, e/ou me dar uma tradução inglesa por favor? Eis a frase:

Neste país, já há boas famílias na lista de cabazes das câmaras municipais. Não por cunha, mas por fome.

Minha tentativa de tradução: In this country, there are plenty of good families on the council's ???. Not as a favour, but through hunger.

Acho que "cabaz" significa "basket", mas isso não me ajuda muito... Poderia ser alguma coisa como "benefits"?

Muito obrigada!

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Pelo que andei vendo parece que corresponde à cesta básica brasileira: alimentos básicos para uma família doados pelo governo/empresa para 1 mês.

Digite naquele site de vídeo quatro mil cabazes para... que você verá as cestas, inclusive falam do que ela é composta.

3. alFarrob

alFarrob Senior Member

Algarve, Portugal
    Português (Portugal)
    Tradicionalmente o "Cabaz de Natal" é um cabaz, ou cesta, com iguarias próprias da época natalícia. Costuma ser sorteado por uma rifa em que se usam os números da lotaria do Natal para atribuir o prémio . Pode não ter a ver com necessidades básicas, nem o cabaz ter que ter alimentos básicos, nem para um mês. Diferente da cesta básica brasileira nesse aspecto.

Agora, nestes tempos difíceis, certas entidades, no caso da notícia são algumas câmaras municipais, estão a organizar a distribuição de cabazes solidários. Já não por rifa, e já para fazer face a necessidades básicas. Não para um mês, mas para que os mais necessitados possam ter um Natal com alguma dignidade e conforto. Essa me parece ser a intenção.

4. marta12 Senior Member

Portugal
    português
    Para mim esta frase tem mais do que aqui ficou explicado. Vou dar a minha interpretação, está bem?

As 'boas famílias' não tem o sentido de 'good families', mas sim o sentido de serem famílias que faziam parte da classe média, e por isso se falar em 'cunhas' que são pedidos feitos para se receber qualquer coisa a que não se tem direito.
    Não sei traduzir isto para inglês, mas tenho a certeza de que não é 'good families'.

5. zizie Junior Member

english - uk
    Entendo. Então não são familias que deveriam necessitar dessa ajuda nas circunstâncias normais?

6. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
  7. alFarrob

alFarrob Senior Member

Algarve, Portugal
    Português (Portugal)
    Ali na frase inicial não está claro a que tipo de cabaz se refere. No entanto o cabaz de Natal é tradicional por cá, o cabaz básico (um equivalente à cesta básica brasileira) não é, o que não quer dizer que não esteja a caminho de ser utilizado. Não sei se já o será.

Pelo que expus deduzi que a frase se refere a cabazes de Natal distribuídos por câmaras municipais. Mas posso estar enganado e não serem já cabazes de Natal na acepção tradicional do termo, mas algum tipo de cabaz básico que não conheço.

8. marta12 Senior Member

Portugal
    português
    São famílias da classe média que empobreceram de tal maneira (com o desemprego e com o aumento exponencial dos impostos), que neste momento necessitam de ajuda social.
    É um flagelo atual na nossa sociedade.

9. marta12 Senior Member

Portugal
    português
    Olá alFarrob!

Penso que estes 'cabazes' são aqueles que se entregam às famílias carenciadas, tanto semanalmente como mensalmente, distribuídos por todo o tipo de organizações tanto estatais como não estatais e que de facto são básicas (têm batatas, cebolas, massas, leite, óleo ou azeite o que é mais raro, açúcar, etc.)
    Já nas Câmaras Municipais, penso que só os entregarão esporadicamente, como no Natal ou Páscoa, por falta de verbas.

Share This Page