1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

a maior palavra do português

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by hoatigger, Aug 17, 2006.

1. hoatigger Junior Member

vietnam
    vietnam
    oi toda a gente,eu tenho uma questao
    eu vi em Wikipedia que:A maior palavra do português é "Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico", com 46 letras, que denota o estado de quem é vítima de uma enfermidade causada pela aspiração de cinzas vulcânicas
    mas o meu professoe disse que a maior palavra e:" torrinolaringologista"
    entao, qual e o correto?
    muito obriagada

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Hoatigger, eu não tenho muita certeza de qual é realmente a maior, mas também já ouvi dizer que é o seu primeiro exemplo.

3. moura

moura Senior Member

Lisbon
    Portuguese Portugal
    Hoatigger, olá,

Ufa... essa palavra é tão grande que ainda não tentei dizê-la alto.
    Fui à net pesquisar se havia outras ocorrências e encontrei este forum, onde um dos membros refere:
    "Essa doenca citada com 46 letras eh uma palavra contida no lexico ingles, nao de origem brasileira e nao consta no dicionario portugues. essa doenca existe porem esses nomes sao derivados e prefixos e sulfixos, nao sao escritos todos grudados, rssss... "

ao que outro responde:
    "Essa palavra existe sim, ela está registrada no novo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tendo por definição «estado de quem é acometido de uma doença rara provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas»."

A crer que a palavra existe no dicionário referido, parece ser então mesmo a maior palavra em português. Ou haverá outra com 47 letras?:)

Ah, e escreve-se "otorrinolaringologista" (médico da garganta e nariz).
    até breve

4. jazyk Senior Member

Brno, Česká republika
    Brazílie, portugalština
    E do ouvido.

5. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Mourinha, você me fez ir ao dicionário. Está lá: (Houaiss)

6. moura

moura Senior Member

Lisbon
    Portuguese Portugal
    Pois... esse Houaiss está na maleta das minhas compras futuras juntamente com a tal gramática do Lindley Cintra e Celso Cunha. Assim, seria mais fácil não deixar escapar o ouvido ao otorrino. Obrigada, Jazyk atento :eek:

7. hoatigger Junior Member

vietnam
    vietnam
    wow, que excelente! muito obriagada ,toda a gente.eu ja aprendi uma interessa palavra.

8. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    otorrinolaringologista :arrow: Esta palavra existe, e usa-se correntemente.

pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico :arrow: Nunca a ouvi. Se existe, é só na gíria médica (que já se sabe que tem muitas palavras quilométricas).

anticonstitucionalissimamente :arrow: Sempre me disseram que esta era a maior, o que eu acho estúpido, porque é uma palavra que ninguém usa. :rolleyes:

Share This Page