1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

atender (o telefone)

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by doreimi, Nov 19, 2013.

1. doreimi

doreimi Senior Member

chinese
    Boa noite, pessoal!
    Tenho aqui uma dúvida sobre o uso do verbo "atender".
    Consultei o verbo no dicionário e sei que o verbo é vt. quando significa "escutar ou responder", por exemplo, atender o telefone.
    No entanto, o que eu não entendo é, na frase como " Eu ligo, mas ele não atende", e "Telefonei e a telefonista me atendeu", o verbo atenter é vt. ou vi?
    Se eu quero dizer "Why you didn't answer my phone", qual frase está correta ? se estão corretas todas, qual é mais usada?
    1, Porque não me atendeu o telefone?
    2, Porque não me atendeu?
    3, Porque não atendeu o meu telefone?

Aguardo as suas ajudas, muito obrigada!!

Last edited: Nov 20, 2013
  2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Neste caso ele é intransitivo. Veja:
    [int. : O telefone toca, mas ninguém atende.]

Read more: http://aulete.uol.com.br/atender#ixzz2l5fbj33y

1. Por que não me atendeu ao telefone? :tick:
    2, Por que não me atendeu? :tick:
    3, Por que não atendeu o meu telefonema?

3. doreimi

doreimi Senior Member

chinese
    Muito obrigada, Vanda, e então, mais uma perguntinha, no caso 1 e 2, o pronome pessoal "me" é direto ou indireto?
    Se fosse "Why didn’t you answer his phone", seria "Porque não lhe atendeu (ao telefone)"?

4. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    In that case would be: Por que você não o atendeu ao telefone?
    o- obj direto
    ao telefone = objeto indireto

5. doreimi

doreimi Senior Member

chinese
  6. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    Sim, é português de Portugal (essa é gente do futebol). Nós falamos 'ao telefone', mas 'atendemos o telefone', da mesma forma que 'atendemos telefonemas'. Para nós soa um pouco estranho dizer 'atender alguém ao telefone'. Não estou bem certo, mas creio que 'atender' tem para nós um sentido ligeiramente diferente do do português do Brasil ou, pelo menos, um uso um pouco diferente. Vendo as acepções que o Aulete dá para o verbo 'atender', creio que subscreveria todas, mas já não os exemplos: uns aplicam-se, outros não.

7. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Agora estou toda enrolada. Vou ter que consultar meus alfarrábios, pois também perdi a certeza se ambos os usos são aceitos ou pelo menos usados. Acho que digo: vou atender o telefone, mesmo! Mas me dá um tempo pra dar uma espiadinha nas gramáticas também.

8. rustice New Member

Português
    No Brasil dizemos que atendemos o telefone. No entanto, podemos dizer que falamos ao telefone ou falamos pelo telefone.

A forma escrita no título da notícia me parece um uso coloquial, mas é perfeitamente compreensível. Não deveria ser utilizada formalmente no português escrito, exceto se estiver descrevendo uma citação entre aspas para preservar a forma como foi expressa.

9. doreimi

doreimi Senior Member

chinese
    Agradeço muito, gente! Agora, se a Ana está zangada com o namorado Paulo e não atende o telefonema dele, como se diz a frase?

1, pt-br: A Ana não atende o Paulo ao telefone./ A Ana não atende o telefonema do Paulo.
    2, pt-pt: A Ana não atende o telefone ao Paulo./ A Ana não atende o telefonema do Paulo.

É isso? E se substituir o Paulo com pronome pessoal "ele", o que vai ser?
    1, pt-br: A Ana não o atende ao telefone./ A Ana não atende o telefonema dele.
    2, pt-pt: A Ana não lhe atende o telefone.

Seria isso mesmo?

Muito obrigada!

10. rustice New Member

Português
    Concordo com o segundo uso das duas frases em pt-br: telefonema do Paulo, telefonema dele. As duas outras formas são compreensíveis e acredito não estarem incorretas, mas é mais comum as frases que eu destaquei.

Last edited: Nov 23, 2013
  11. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal

Share This Page