1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

blind-sided

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by pedrohenrique, Jul 28, 2013.

1. pedrohenrique Senior Member

Rio de Janeiro - Brasil
    Português - Brasil
    Bom dia, Amigos
    Mais uma vez venho pedir sua ajuda para entender essa expressão. Esbarrei com ela num texto sobre teoria psicanalítica, em que o autor diz:
    "Psychoanalytic inquiry was entrapped and blind-sided, and psychoanalysis, to that degree, tended to become 'an unquestioned and unacknowledged belief system'"
    Eu entendi o seguinte:
    "
    A indagação psicanalítica ficava presa numa armadilha e blind-sided, e a psicanálise, nessa medida, tendia a se tornar 'um sistema de crenças não questionado e não reconhecido'".
    Agradeço sua ajuda.

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Por partes. Definição:blind·side
    Informal. to attack critically where a person is vulnerable, uninformed, etc.: The president was blindsided by the press on the latest tax bill.
    -the side on which a person's vision is obscured

Nosso dicionário - http://www.wordreference.com/enpt/blindside

3. Archimec Senior Member

Montreal, Canada
    Portugal, portuguese
    obcecado/a ?

4. pedrohenrique Senior Member

Rio de Janeiro - Brasil
    Português - Brasil
    Obrigado, Vanda. Será que eu posso entender como "ficava presa numa armadilha e com um ponto cego"?

5. pedrohenrique Senior Member

Rio de Janeiro - Brasil
    Português - Brasil
    Obrigado Archimec. Eu não tinha visto sua resposta mais cedo. Se alguém está obcecado com uma ideia, naturalmente sua visão fica prejudicada, como com um ponto cego, não?

6. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Que pode também ser cegado.

7. mglenadel

mglenadel Senior Member

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    Blindsided = pego (totalmente) de surpresa. Vem de ser atingido por algo que vem do "ponto cego", como em um carro (o ponto onde não dá para se ver pelos espelhos e fica atrás das colunas das janelas).

8. mglenadel

mglenadel Senior Member

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    Eu li novamente o contexto original, e agora acho que o autor possa ter tencionado usar algo como "antolhos" (blinders), apesar de "blind-sided" significar ser "pego de surpresa" o texto parece sugerir que a investigação psicanalitica estava limitada, com antolhos.

9. moura

moura Senior Member

Lisbon
    Portuguese Portugal
    Concordo. Ao ler a frase em inglês, fico com a impressão de que os 2 termos "entrapped + blindsided" concorrem para uma mesma ideia: o inquérito psicanalítico está ou estava tolhido/bloqueado/baralhado, num impasse ou beco sem saída...

A propósito, cito esta definição para "blindside" do oxforddictionaries.com: make (someone) unable to perceive the truth of a situation: we got blindsided by our own government"

Um significado também aplicável seria "ofuscado", mas faltar-lhe-ia o "com o quê".http://oxforddictionaries.com/definition/english/blind-side

10. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Por isso eu sugeri cegado lá em cima.

11. pedrohenrique Senior Member

Rio de Janeiro - Brasil
    Português - Brasil
    Obrigado a todos, sua ajuda foi inestimável.

Share This Page