Brasil. Procissões da Páscoa

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Sonhadora, Apr 25, 2014.

1. Sonhadora Senior Member

Czech
    Olá!
    É mais sobre a cultura e não a língua, mas já fiquei louca de procurar na rede uma informação detalhada, acho que só aqui é que me poderão ajudar. Minha pergunta é sobre os tipos de procissões da Semana Santa e Páscoa que se realizam no Brasil.
    Sei que existe a Procissão do Encontro que é, segundo umas fontes, na Quarta-feira Santa e segundo outras - na Sexta-feira Santa.
    Sei também sobre a Procissão do Santíssimo Sacramento que é celebrada no domingo da Páscoa.
    Deve ter outras.
    Será que as procissões listadas são as mais importantes? São feitas por todo ou país ou regionalmente? Que outras procissões importantes e, digamos, indispensáveis eu não mencionei?
    Obrigada!!

2. Guigo

Guigo Senior Member

Rio de Janeiro
    Português (Brasil)
    Há diversas procissões, a maioria locais ou regionais, como a Procissão de São Sebastião, no Rio de Janeiro. Uma data em que ocorrem procissões em todo o país é o Corpus Christi (maio-junho).

Mas há também as 'festas religiosas' que, por vezes duram dias ou semanas e incluem várias procissões, como o Círio de Nazaré, em Belém do Pará (outubro).

3. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
  4. Sonhadora Senior Member

Czech
    Guigo, Vanda, obrigada por informações interessantes! Mas quanto à Pascoa, então, não há nenhuma procissão que passe igual em todo o Brasil, as procissões variam de cidade para cidade. Achei curioso, obrigada.

Share This Page