caatinga

Discussion in 'Português-Español' started by altita, Jan 7, 2013.

1. altita Senior Member

Mexico/ English
    O que significa caatinga nesse diálogo entre Gabriela e um namorado dela em "Gabriela"?

GABRIELA Precisa seguir tua vida, Clemente, mas tu vem me ver, aí me quer de novo. Não quero que tu sofra não.

CLEMENTE Nem com a caatinga eu não sofria. Nós dois, era bom.

GABRIELA Clemente, caatinga foi uma travessia que nós fizemos juntos. Mas nós cheguemos aqui, cada um seguimos um rumo.

2. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    Caatinga é o bioma da região semi-árida do Nordeste brasileiro e, por extensão, a própria região é assim chamada.

3. Lorena993

Lorena993 Senior Member

Goiás-Brasil
    Portugues (BR)
    Segundo a wikipedia
    Caatinga - (do tupi: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca) é o único bioma exclusivamente brasileiro.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Caatinga

Um dos estados onde existe (ou existiu, já que é o bioma brasileiro mais ameaçado) a caatinga é a Bahia, estado onde se passa o romance Gabriela Cravo e Canela. Tem muito tempo que eu li o livro, mas imagino, pelo trechinho que você colocou, que eles podem estar se referindo a um tempo que passaram juntos na mata, ou quando fizeram sexo na vegetação da caatinga. Também pode ser uma forma específica de os baianos chamarem a mata, mas isso é só suposição.

Então, eu traduziria por bosque ou selva, mas a caatinga é caracterizada por um tipo de vegetação muito seca e não sei se bosque ou selva passaria essa ideia...

4. patriota Senior Member

São Paulo
    Português - Brasil
  5. altita Senior Member

Mexico/ English
    Obrigada, pessoal! Eu sou quase mexicana, patriota, mas acho que você sabe mais do pais que euzinha.

Share This Page