Carta informal a uma criança

Discussion in 'Português-Español' started by sboavida, Jun 25, 2008.

1. sboavida New Member

Portuguese
    Amigos,

Preciso de escrever uma carta a uma criança espanhola de 7 anos que ainda não sabe ler muito bem.

Por isso se escrever no meu "Portunhol" ela poderá não perceber, e quero dizer as seguintes frases de uma forma clara:

"Obrigada pela tua última carta, era muito bonita, adorei recebê-la. É um tesouro muito especial para mim e leio-a todas as noites antes de dormir.

Nesta embalagem envio algumas prendas que espero que gostes."

Obrigada desde já a quem de dispuser a dizer-me uma tradução correcta
    .

Nota, já procurei traduções das palavras em dicionários, mas tenho medo que a frase fique esquisita sendo traduzida palavra a palavra.

2. Mangato

Mangato Senior Member

En Vigo España
    SPAIN (Galicia)
    :)

Cumprimentos também pra você

MG

3. sboavida New Member

Portuguese

4. coolbrowne Senior Member

Bethesda, MD - USA
    Português-BR/English-US bilingual
    Prezado sboavida,

Certamente a tradução de Mangato está, com sua indulgência, "preciosa". Entretanto, espero que me permita uma sugestão: após escrever um texto para ser traduzido, procure simplifcá-lo, usando palavras mais comuns. Por exemplo, "adorei" poderia virar "gostei muito"...

Saudações

5. sboavida New Member

Portuguese
    É uma boa sugestão. Certamente terei de ter esse cuidado daqui para a frente.... Não é fácil escrever a uma criança, principalmente noutra língua que nao a nossa :(

6. Mangato

Mangato Senior Member

En Vigo España
    SPAIN (Galicia)
    Mas eu posso asegurar que uma criança espanhola de sete anos está familiarizada com o uso das palavras preciosa, e encantar, ainda que na sua linguagem estejam a utilizar preferentemente molar,

Adorar no espanhol têm un sentido de amar con veemência, a Deus, à namorada...
    Cumprimentos
    MG

7. coolbrowne Senior Member

Bethesda, MD - USA
    Português-BR/English-US bilingual
    Prezados sboavida e Mangato,

Para que estejamos claros, não pretendia fazer qualquer reparo à tradução proposta por Mangato, a qual é excelente e perfeitamente clara, seja para criança ou adulto. Muito menos pensava em sugerir que a palavra adorar fosse usada (muito pelo contrário;))

Até mais ver...

8. sboavida New Member

Portuguese
    Obrigada a todos pelos vossos contributos :)

Já agora se me puderem ajudar em mais uns trechos nos quais tenho dúvidas:

"Acho que escreves muito bem, és uma menina muito inteligente e fico muito feliz que andes na escola."

"umas fotografias das minhas últimas férias, na ilha da Madeira, para que possas finalmente conhecer-me"

"um caderno para usares nas aulas"

"lápis de cor e canetas para pintares"

"roupa para usares quando fores à escola ou à igreja cantar"

"colares e pulseiras para te pores bonita"

"um peluche para brincares"

Agradeço desde já todas as sugestões :thumbsup:

O meu "portunhol" não é suficiente para usar nestas situações :)

9. Sherezade_

Sherezade_ Junior Member

Spain
    Spanish
    Olá, Sboavida :)

Eu escreveria assim:

"Acho que escreves muito bem, és uma menina muito inteligente e fico muito feliz que andes na escola."

- Creo que escribes muy bien, eres una niña muy inteligente y estoy muy contento-a de que vayas a la escuela.

"umas fotografias das minhas últimas férias, na ilha da Madeira, para que possas finalmente conhecer-me"

- Unas fotos de mis últimas vacaciones, en la isla de Madeira, para que por fin puedas conocerme.

"um caderno para usares nas aulas"

- Un cuaderno para que uses en clase.

"lápis de cor e canetas para pintares"

- Lápices de colores y bolígrafos para que pintes.

"roupa para usares quando fores à escola ou à igreja cantar"

- Ropa para que te la pongas cuando vayas a la escuela o a la iglesia a cantar

"colares e pulseiras para te pores bonita"

- Collares y pulseras para que te pongas guapa

"um peluche para brincares"

- Un peluche para que juegues

Cumprimentos! ;)

Share This Page