Concordância verbo-sujeito

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Portvcale, Jan 19, 2008.

1. Portvcale Senior Member

Portugal - Português Europeu
    Olá, pessoal!

Frase: «Onde estão o carro, a mota e a bicicleta?»

Agora, as 'variantes' da frase, para que me digam, s. f. f., se se podem considerar ou não correctas, justificando se possível:

a) «Onde está o carro, a mota e a bicicleta?»

b) *«Onde está o carro, mota e bicicleta?»

Nota: depois completo a informação, não quero influênciar as vossas possíveis respostas.

Obrigado.

Cumprimentos,

2. spielenschach Senior Member

Portugal . Portuguese
    Para mim tanto a primeira [«Onde estão o carro, a mota e a bicicleta?»
    ] como a segunda frase [«Onde está o carro, a mota e a bicicleta?»] estão correctas.
    Nesta última omito 'onde está a' em mota e bicicleta, é uma elipse subentendeida em cada uma delas.
    Quanto à terceira eu não empregaria. Porém, 'carro, mota e bicicleta são meios de locomoção terrestre'.

3. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    De acordo com o Spielenschach. Aliás, você esqueceu-se de omitir o asterisco.

4. jazyk Senior Member

Brno, Česká republika
    Brazílie, portugalština
    Concordo com o Outsider, que concorda com o Spielenschach, com a única ressalva de quem, para quem nos está lendo, no Brasil não se diz mota e sim moto. Também lembro que tanto a opção a está correta porque o verbo no plural concorda com o sujeito composto quantoa opção que faz a concordância com o elemento mais próximo, contanto que o verbo apareça antes do sujeito.

5. Portvcale Senior Member

Portugal - Português Europeu
    Muito obrigado pelas respostas.

Já foi tudo dito. Realmente, na frase b), não me parece correcta a omissão dos artigos definidos no 2.º e seguinte elemento da enumeração. No entanto, cada vez mais se vê escrito como na frase b).

Em relação à frase a), podemos considerá-la correcta, tendo em conta o possível emprego de elípse, como vocês já disseram, no 2.º e seguinte elemento da enumeração, assim:

«Onde está o carro, [onde está] a mota e [onde está] a bicicleta?»

A questão é que algumas pessoas não consideraram correcta esta 'solução', que até me soa melhor, por isso perguntei aqui.

Share This Page