1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

Dar-lhe / lhe dar

Discussion in 'Português-Español' started by bolboreta, Nov 23, 2006.

1. bolboreta

bolboreta Senior Member

Madrid
    Spanish, Spain
    ¡Buenos días!,

Me gustaría saber cuál de estas formas es la correcta:

dar-lhe o lhe dar?
    dizer-lhe o lhe dizer?

Muchas gracias,

Bolboreta.

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Depende. :)

Informalmente no Brasil : lhe dar
    Formalmente(BR e Portugal): dar-lhe

Aqui mais explicações. Mais.

3. bolboreta

bolboreta Senior Member

Madrid
    Spanish, Spain
    Gracias, Vanda, estoy ojeando las páginas que me has mandado y ya me está quedando más claro. Un abrazo.

4. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    De um modo geral, ambas as colocações estão certas em Portugal, embora alguns nativos prefiram uma à outra.

5. bolboreta

bolboreta Senior Member

Madrid
    Spanish, Spain
    Hola, Outsider.

He estado leyendo una respuesta tuya de hace tiempo donde explicabas la próclise y la ênclise; es algo complejo, pero creo que lo voy a entender bien.

Gracias.

6. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    É das coisas mais complicadas na língua portuguesa, por isso não se preocupe se demorar um bocado a aprendê-la.

7. JoãoF Junior Member

-----------
    Depende a norma que você queira aprender, se está a aprender em português (pt) é mais certo dizer dar-lhe, dizer-lhe! Embora a outra já se usou em Portugal. Mas se você estudar em Portugal é normal que um(a) professor(a) ponha-lhe errado, se escrever lhe dar ou lhe dizer.

Em Portugal aceita-se o lhe dar, apenas quando é na negativa. Exemplo:

Afirmativa: Dê-lhe isso!
    Negativa: Não lhe dê isso!

A forma lhe dar, e lhe dizer é só aceite em Portugal na negativa, desde que seja na afirmativa tem de ser dar-lhe, dizer-lhe!

Não sei qual das duas normas está a estudar, mas se está a estudar a norma portuguesa convém saber está regra! :)

PS: Se você ler um livro português do século passado e aparecer lhe dar, lhe dizer, não está errado. Mas é considerado pelos linguistas como arcaico!

8. bolboreta

bolboreta Senior Member

Madrid
    Spanish, Spain
    Hola, João,

Muchas gracias por tu respuesta, realmente ha sido muy clarificadora. Ya he leído varias páginas que tratan sobre el tema en cuestión y, como tú bien dices, hay diferencia entre la forma usada en Portugal y la que se suele usar en Brasil.. ahora sólo tengo que decidir qué variante quiero aprender, para no liarme :)

Respondiendo a tu pregunta sobre la palabra bolboreta, te diré que signficia mariposa... en gallego (galego) ;)

Un abrazo.

Share This Page