dar um chega pra lá

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by danjr, Feb 5, 2010.

1. danjr

danjr Senior Member

United States
    US English
    Acho que sei mais ou menos o significado da frase abaixo, mas eu gostaria que alguém pudesse explicar o que quer dizer exatamente.

dar um chega pra lá em algo

Para começar, eu acho que significa alguma coisa como "evitar", "esgueirar-se de [algo]", ou "to avoid", "to duck", "to give [something] the slip"... acertei??

2. Sagitary

Sagitary Senior Member

Sao Paulo - Brazil
    Brazilian Portuguese & "Manos" language
    Dar um "chega pra lá" em alguém é brigar com esta pessoa "dar uma patada", responder de modo ofensivo.

3. caioguima New Member

Portuguese-English
    Não exatamente danjr.

''Dar um chega-para-lá'' pode ter alguns significados dependendo da frase. O que mais me vem a cabeça agora é ''fazer alguem/algo que desagrada se afastar''

Vou ilustrar com um exemplo:

uma mulher falando: ''Aquele cara estava dando em cima de mim, e eu não estava afim. Eu tive que dar um 'chega-para-lá' nele ''

4. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
  5. coolbrowne Senior Member

Bethesda, MD - USA
    Português-BR/English-US bilingual
    Yes, it's not to avoid or to duck but rather to shove (out of the way). However, the shoving is often figurative, done with words, rather than physically (as in shouting "Scram!")

6. XiaoRoel

XiaoRoel Senior Member

Vigo (Galiza)
    galego, español
    E como: Já chega! Já valeu! Já esta bem! Já avonda! Já pare! Até aqui é que chegamos!

7. matias_fr Junior Member

Mendoza, Argentina
    Argentina, Español.
    Eu acho que até daria para traduzir "chega para lá" como "leave me alone".

8. pedrohenrique Senior Member

Rio de Janeiro - Brasil
    Português - Brasil
    That's it!

9. coolbrowne Senior Member

Bethesda, MD - USA
    Português-BR/English-US bilingual
    Agreed. :thumbsup: That would be an acceptable translation for just "chega para lá":
    However, the expression is "dar um chega pra lá (em alguém)" and the verb "dar" brings forward a significant change of meaning: it becomes "elbowing (someone) out" (think about using your elbow to shove someone out of the picture)

Share This Page