1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

de vez enquanto e de vez em quando

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Kutz, Dec 18, 2013.

1. Kutz Senior Member

Spain, Spanish
    Olá:

Gostaria de saber qual é a diferença no uso destas duas locuções adverbiais, de vez enquanto e de vez em quando, partindo de que as duas são empregues, mas intuo que de vez enquanto tem um âmbito mais restrito e diferente. Poder-mo-ia alguém explicar?

Obr.!

K.

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Sempre ''de vez em quando''.

3. Kutz Senior Member

Spain, Spanish
    Todo o mundo opina a mesma coisa?

A locução de vez enquanto foi tirada de um livro de Germano de Almeida.

4. Ariel Knightly

Ariel Knightly Senior Member

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    Assim como a Vanda, só conheço de vez em quando. Você tem a frase completa do livro de que supostamente tirou de vez enquanto?

5. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    A menos que se trate de uma particularidade do português cabo-verdiano, 'de vez enquanto' não existe. Já agora, de que livro?

6. Kutz Senior Member

Spain, Spanish
    Os dois irmãos

7. Kutz Senior Member

Spain, Spanish
    Numa procura no Google, sei da sua fiabilidade, vem 1 180 000 vezes, mas acho que alguma coisa quer dizer.

E agora a frase, não completa porque é comprida, do "suposto livro" é a seguinte:

"...tal vez por estar já a conhecer e conviver com outras pessoas e embora continuasse a escrever de vez enquanto, já só via a sua aldeia como apenas uma parte do seu passado".

Não sei porque essa dúvida, Ariel.

Last edited: Dec 20, 2013
  8. Ariel Knightly

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    Não desconfiei da sua honestidade, mas imaginei que você podia ter se confundido. Enfim, creio que de vez enquanto seja algum tipo de erro de digitação ou alguma coisa assim. Nos resultados do Google, muitos desses exemplos que você achou apareceram em textos MUITO mal escritos, o que sugere um certo grau de analfabetismo dos autores.

9. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    Nunca tinha visto "de vez enquanto", realmente há ocorrências no google e mesmo num corpus do português (3 de vez enquanto X 1127 de vez em quando). Também acho que seja um erro do tipo de "concerteza", que tanta gente tem certeza de que é assim que se escreve.

10. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Pode crer, são tantos milhões de ''vez enquanto'' quanto tantos mihões de pessoas que não sabem que é ''de vez em quando''. Você encontrará mais milhões de vezes palavras digitadas erradas/ou erradas mesmo por não conhecimento quanto às palavras ''oficiais''. Para tirar a dúvida este dicionário sempre ajuda:
    http://aulete.uol.com.br/quando

11. Provavelmente uma expressão particular em alguma região do planeta que fala a língua portuguesa.Uma corruptela adaptada à maneira informal de se falar em algum lugar. No Brasil,com certeza,não. Quanto ao " DE VEZ EM QUANDO", o significado é claro : algo que acontece ocasionalmente,não muito frequente.

12. Kutz Senior Member

Spain, Spanish
    Tenho de esclarecer que a minha vontade de conhecer a opinião de mais pessoas provinha da confluência de dois factos: porque aparecia num romance de um escritor de qualidade e porque o vi muuuitas vezes escrito no google (infelizmente o meu computador novo não tem acesso ao corpus que costumo empregar, o de Mark Davis), mas como anazcc constatou, embora escassamente, aparece em algum corpus. De erros é que evolui a língua.

13. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Como é romance, ele deve estar representando a fala de algum personagem.. e os personagens são livres para dizer qualquer coisa como quiserem. ;)

Last edited: Dec 25, 2013
  14. Ariel Knightly

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    Sim, mas esse é um erro que nunca vi ninguém fazer na fala, o que me leva a acreditar que se trata de um mero erro de digitação - e não acredito que erros de digitação contribuam muito para a evolução da língua. Eu, por exemplo, já me peguei várias vezes escrevendo coisas que nunca erraria na fala.

Share This Page