1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

"decision maker"

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by marcelofp, Nov 16, 2005.

1. marcelofp New Member

Brazil, Portuguese
    What's the best translation for "decision maker" in portuguese? The context is: "The proposal was sent to hundreds of decision makers world wide."

Não consigo encontrar uma palavra ou expressão que se encaixe bem.

Thanks! Obrigado!

2. Lems

Lems Senior Member

São Paulo
    Brazil - Brazilian Portuguese
    Olá Marcelo!

Seja bem-vindo ao fórum.

Eu traduziria: "A proposta foi enviada para centenas de formadores de opinião ao redor do mundo."

Lems

3. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Isso não seria a tradução para "opinion makers", Lems?

Para "decision makers", tenho ouvido a tradução "decisores".

4. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Outsider

Vc sabe como nós temos a mania de fazer tudo às avessas, né?:)

Então, sei lá se a mídia ou os decision makers resolveram
    usar a expressão de formadores de opinião para todos os casos.
    Anyway, consagrado pelo uso.

5. marcelofp New Member

Brazil, Portuguese
    Well, "opinion maker" is also widely used in English with the literal meaning in the Portuguese translation "formadores de opinião." I did an extensive search on the Internet on "formadores de opinião." The term occurs very frequently, but with the marketing-related context of groups of people that influence (public opinion).

I'm not doubting anyone here... I'm just keeping the debate alive because I'm still doubtful about the Portuguese term that gives the correct meaning. I even thought to translate it as "os responsáveis por desições"

Thank you all! Hopefully I'll get some more opinions.

=====

Sim, mas o termo "opinion maker" também se usa amplamente em ingles com o sentido literal no Português "formadores de opinião." Procurei “formadores de opinião” na Internet e o termo ocorre bastante freqüentemente, mas com o sentido relacionado à área de marketing de grupos de pessoas que influenciam opinião (pública).

Não estou duvidando de um nem de outro, mas sim fazendo que o debate continue. Ainda estou incerto sobre o termo em Português que mais se aproxime de “decision maker.” Cheguei a pensar em traduzi-lo por “os responsáveis por decisões”.

Obrigado a todos. Vou aguardar mais opiniões...

6. marcelofp New Member

Brazil, Portuguese
    By the way... although "decisores" sounds like European Portuguese to me, I'm leaning towards that right now. :))

7. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Fazendo uma busca na Net, vejo brasileiros a usá-la também.
    Se bem que...

Acho que "decisor" faz sentido se o contexto for técnico, como relações públicas ou gestão. Se não for um texto especializado, uma paráfrase pode ficar melhor (gestores? administradores? empresários?...)

8. nycphotography

nycphotography Senior Member

I do be learnin stuff
    John-Paul Miller, NYC
    Yes, in English the term "decision maker" is used to refer to: a sales or marketing contact who has the capacity and authority to make a decision.

This is not the same as someone who can "influence a decision" by recommending or selecting products (or other resources) and analyzing and evaluating them.

Basically, The decision maker is the guy at the top.

9. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Marcelo

Tudo depende do que vc está escrevendo. Se for algo não-acadêmico vai ficar estranho vc usar outra coisa que não o que é amplamente usado e aceito, mesmo
    que não faça sentido. Também já tive minhas brigas por termos que não pareciam corretos, mas acaba-se batendo de frente no uso, este é que o consagra um termo,
    correto ou não. Se vc é brasileiro sabe que nós mudamos a tradução de vários termos ingleses de acordo com o nosso uso, seja no economês, internetês, ou qualquer
    outra área.Se é para um público brasileiro, outro termo vai soar estranho, e ou vão pensar que vc não conhece o termo em uso ou vão questionar o porquê de um uso
    diferente.
    Anyway, interessante vc levantar esta palha. Nunca vi outro uso, mas vou pequisar. Fiquei curiosa, agora.

Just in time. Achei tomadores de decisão
    veja aqui.

É bom quando surge algo assim, porque faz a gente pesquisar mais e aprender mais.

10. isdisco New Member

portugal
    Olá amigos!
    E que tal dar a volta e usar "centros de decisão"?
    Só uma ideia.

11. marcelofp New Member

Brazil, Portuguese
    Thank you all for this discussion.
    Because what I was translating was highly technical, and I could not find a single translation in materials that had been previously translated, I ended up paraphrasing as "responsáveis por decisões." It works as a "quickie," but I'm not giving this one up that easily.

Obrigado! Continuem mandando informacoes se as tiverem.

12. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Olá Marcelo

Vc até pode usar o termo ' responsáveis por decisão', mas o termo em uso no meio é mesmo o de 'tomadores de decisão.
    Aqui nesta página você verá a página em português e a versão em inglês onde consta o termo 'decision maker'.
    e se vc colocar o termo no google verá que é usado amplamente. É inclusive o termo usado pelo governo
    "tirado daqui

Como o termo formadores de opinião , este tbm parece já ter fincado pé. :)

13. Marcio_Osorio

Marcio_Osorio Senior Member

Recife-PE, Brazil
    Brazil, Brazilian Portuguese
    Vanda,

If formadores de opinião = opinion makers, then opinionators = ?

[[[a]]]

14. ferrari

ferrari New Member

Rio de Janeiro
    Portuguese - Brasil
    Pessoal, como a Vanda disse, o correto é "tomadores de decisão". E geralmente diz respeito a gestores.

Sem medo de errar.

"Formadores de opinião" é outra coisa.

15. Que trem doido Senior Member

E.U.A. English
    Eu gostaria de saber se há uma palavra só para decision-makers, ou seja, os que são responsáveis para tomar decisões.

Por favor, avise-me se eu tiver que incluir mais contexto.

Obrigado.

16. moura

moura Senior Member

Lisbon
    Portuguese Portugal
    Em Portugal costuma-se falar em "fazedores de opinião".

17. joanamcbarata

joanamcbarata Senior Member

Lisbon, Portugal
    European Portuguese
    Moura, os "fazedores de opinião", ou "líderes de opinião", são os "opinion makers", e têm influência sobre a opinião pública, e não ao nível de centros de decisão (claro que acabam por poder influenciar as decisões, mas só na medida em que influenciam a opinião pública, que por sua vez...) :)

Quanto aos "decision makers", vou averiguar.

18. joanamcbarata

Lisbon, Portugal
    European Portuguese
  19. moura

moura Senior Member

Lisbon
    Portuguese Portugal
    Sim, tem razão Joana, haverá um termo mais específico, a nível da gestão de empresas, negócios, tomada de decisões políticas, etc. A minha sugestão anterior tem a ver com estrita tradução literal do termo.

Em linguagem empresarial, existe o termo "decisores".

20. joanamcbarata

Lisbon, Portugal
    European Portuguese
    Do termo "opinion makers" e não "decision makers", certo? :) Penso que têm significados bem diferentes.

21. Que trem doido Senior Member

E.U.A. English
    Sim, os termos "opinion makers" e "decision makers" têm significados bem diferentes.

Enquanto opinion makers têm o papel de assessor ou consultor, decision makers usam (pelo menos devem usar) as sugestões dos opinion makers para que possem tomar decisões mais apropriadas.

(Então, decisores foncionaria tanto com "opinion makers" quanto "decision makers"?)

22. moura

moura Senior Member

Lisbon
    Portuguese Portugal
    Exacto:
    opinion makers - fazedores de opinião
    decision makers - influenciadores de decisão

23. joanamcbarata

Lisbon, Portugal
    European Portuguese
    Então temos mesmo opiniões diferentes em relação à questão :)

Eu diria assim:
    opinion makers: Influenciadores de opinião -> líderes de opinião
    decision makers: fazedores de decisão -> decisores (políticos ou institucionais)

Que Trem Doido,

A expressão "opinion makers", mesmo em inglês, é (pelo menos aqui em Portugal), usada quando nos referimos a pessoas cuja opinião tem um grande eco na opinião pública. Ou seja, pessoas que escrevem em jornais, ou que dão as suas opiniões (mais a nível político) em programas de televisão, opiniões essas que influenciam a opinião das pessoas em geral.
    Não poria dentro dessa denominação assessores ou consultores, que são postos institucionais. Fico à espera de esclarecimentos seus quanto ao termo.

Na minha opinião, não.
    Decisores seriam os decision makers, enquanto os "opinion makers" são os líderes de opinião, que influenciam a opinião pública.

Mas o melhor é esperar por mais opiniões, porque temos duas contraditórias :)

24. joanamcbarata

Lisbon, Portugal
    European Portuguese
  25. Que trem doido Senior Member

E.U.A. English
    Ah, eu deveria ter examinado as discussões prévias.

Mesmo assim, quero agradecer vocês dois!!!!!!!!

26. moura

moura Senior Member

Lisbon
    Portuguese Portugal

27. joanamcbarata

Lisbon, Portugal
    European Portuguese
    Moura,

Pelo que o Que trem doido diz aqui, os decision makers são os que tomam de facto as decisões, e não os técnicos que as influenciam por dar o seu parecer.
    Pensei que este fosse o sentido da palavra (e ainda não estou convencida que não seja) :) Na frase que apresenta, as funções de decisão podem ser interpretadas como funções diferentes das do influenciadores de opinião, se virmos o "ou" como uma função diferente e não como um termo diferente para a mesma expressão.

Quanto ao facto de o Que trem doidoe dizer também que os opinion makers têm o papel de assessores ou consultores, eu não sabia que também se podia referiar a pessoal técnico, gostava de ouvir outra opinião acerca desta questão.

Mas a acreditar no que ele disse, esses sim, seriam os influenciadores de decisão.

Será que vamos chegar a alguma conclusão? Não haverá por aí alguém que queira opinar? :)

28. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Isso mesmo, já tivemos uma boa discussão sobre o assunto anteriormente. Dá sempre pano pra manga. :)

29. Macunaíma

Macunaíma Senior Member

Um ninho de mafagalfinhos
    português, Brasil
    Trem Doido, em português make a decision é tomar uma decisão e não fazer uma decisão. Eu sempre errava essa quando meu inglês era ainda pior do que hoje e dizia take a decision, por causa dessa diferença de combinação verbo-substantivo entre nossas línguas.

Seguindo a lógica de que decisões se tomam, eu ouço mais freqüentemente, e digo sempre, tomadores de decisão. Adoraria não estar com preguiça de fazer uma consulta no Google comparando fazedores e tomadores de decisão para você, mas a verdade é que eu estou rendido totalmente.

Quanto a opinion makers, não sei se a idéia é a mesma, mas no Brasil temos o termo formadores de opinião: são pessoas que devido a sua posição privilegiada têm influência sobre a opinião dos demais (ex: jornalistas, escritores (lidos), celebridades, empresários, políticos, etc).

30. moura

moura Senior Member

Lisbon
    Portuguese Portugal
    Tem sim senhor. Deixo aqui mais um contributo. Neste caso, designam-no como "key decision maker":

- " 64% dos influenciadores de decisão (key decision makers) lêem as suas mensagens através dos seus dispositivos BlackBerry ou PDA’s."

Aqui, refere-se a intervenção dos dois - influenciador e decisor na chamada cadeia "decisão de compra".

31. joanamcbarata

Lisbon, Portugal
    European Portuguese
    Opinion Maker
    Macunaíma, quando fala na opinião dos demais, refere-se à opinião pública, certo?

É que o Que trem doido tinha englobado na definição de "opinion makers" consultores e assessores (penso eu que numa posição de influenciar directamente, com os seus pareceres, a tomada de decisão. Fazendo parte do próprio centro de decisão, apesar de não terem o poder de decidir).

Decision Maker
    Acho que em relação a este termo a questão é até onde se estende a noção de quem decide.
    A meu ver, o "decision maker" é quem toma a decisão, o Governo, por exemplo. Penso que no entender da Moura, o processo de tomada de decisão pode englobar quem influencia a decisão. Usando um exemplo recente no nosso país, o LNEC, com o seu relatório sobre a localização do novo aeroporto, também pode ser considerado um "decision maker"?
    No meu entender não, porque só no topo da hierarquia é que existe realmente um "decision maker", que toma decisões, e que não as influencia apenas.

32. Macunaíma

Macunaíma Senior Member

Um ninho de mafagalfinhos
    português, Brasil
    Sim, eu falava da opinião pública. Eu realmente não interpretei a pergunta do Trem Doido corretamente --agora vejo que se tratava de um daqueles cargos inexplicáveis pelos quais as pessoas são pagas sem que ninguém saiba exatamente que diabos elas fazem.

Influenciadores de opinião... bah!

33. moura

moura Senior Member

Lisbon
    Portuguese Portugal
    Sem me querer repetir, mas repetindo :) só para precisar o meu conceito dos termos em português, as duas hipóteses de tradução que sugiro são:

decisor - quem decide
    influenciador de decisão - quem influencia a decisão (o caso do LNEC é um bom exemplo).

34. joanamcbarata

Lisbon, Portugal
    European Portuguese
    A definição em inglês, dada pelo nycphotography na discussão prévia sobre este assunto, aqui no fórum (o link está mais acima). Usando o exemplo da decisão do Aeroporto, o LNEC não entra nesta definição.

Segundo este link que a Vanda disponibilizou nessa mesma discussão, sobre tomadores de decisão, deixo aqui um excerto

"Selecionar a pessoa certa: Quem é que poderia tomar as medidas que você quer ver implementadas? É o primeiro ministro, o ministro das Finanças, o presidente?

Dito isto, penso que a sua sugestão sobre a possibilidade da tradução do termo como "influenciador de decisão", não se aplica.

Nunca nenhum tópico me tinha dado tanta luta, mas estou a gostar. :)

35. moura

moura Senior Member

Lisbon
    Portuguese Portugal
    Este parecer do nycphotography (julgo que ele será um nativo do inglês?) parece de facto colocar de lado a ideia do influenciador como decision maker.
    O que deixa em aberto, em caso de se querer, no mesmo texto/tradução referir o líder de opinião e influenciador de decisão - que parecem coexistir em português - não haver termos que os destrincem em inglês.

Vou tentar ver o que outros nativos do inglês dizem sobre isto.

I'll be back, como diria o overnador da Califõrnia, se houver motivos para tal :)

36. Dona Chicória Senior Member

Brazil, Portuguese
    Olá:

Creio que se poderia dizer:

decision markers - gestores
    opinion makers - formadores de opinião.

37. joanamcbarata

Lisbon, Portugal
    European Portuguese
    Creio que foram aqui discutidos três termos:

Decision maker - o decisor político ou institucional
    Opinion maker - o líder de opinião (pública)
    E um terceiro termo, que não sei como se dirá em inglês, que seriam os técnicos, que com o seu saber, em determinadas áreas, aconselham o decisor acerca das opções possíveis de decisão.

38. Dona Chicória Senior Member

Brazil, Portuguese
    Bom, no caso dos que aconselham, creio que seriam consultores, assessores, e em alguns casos "pareceristas".

39. moura

moura Senior Member

Lisbon
    Portuguese Portugal
    Mais 2 nativos do inglês, consideram que o "decision-maker" é unicamente a pessoa ou entidade que toma a decisão: http://forum.wordreference.com/showthread.php?t=797143 .

Segundo diz Biblioptec, do forum inglês: "The "decision-maker" is the one who decides, the one who makes the choice; I cannot think of an instance where I've read or heard of someone who merely influences the decision as a decision-maker."

Para a Joana,

Foi uma discussão interessante e produtiva. E mais um bom exemplo de como às vezes tem tanto que se lhe diga passar de uma língua para a outra
    Até breve:)

40. ralife Senior Member

Portuguese
    Concordo com Ferrari.

Tomadores de decisão estão no topo. São as pessoas que efetivamente tomam as decisões, como Diretors, gerentes ou alguém que tenha o poder de tomar uma decisão.

formadores de opinião são aquelas pessoas que têm poder de influenciar outrem (seja por ser uma celebridade, ou que esteja em alta na mídia, ou cuja opinião é altamente considerada).
    Ex.: um diretor ou presidente da empresa toma a decisão de comprar, adquirir, mudar a abordagem da companhia por ele dirigida.

Um artista, jornalista, colunista, tem o poder de fazer com que as pessoas levem em conta que o que ele diz é válido. Opinion makers

ex.: Opinion makers are people who have a lot of influence over what the public thinks about things.
    Abraços a todos

Share This Page