1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

Diferenciado

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by percivalpc, Feb 5, 2013.

1. percivalpc Senior Member

Não sei se já rolou no fórum alguma discussão sobre este maldito adjetivo.

No Brasil, "diferenciado" se tornou um curinga para qualquer elogio sobre qualquer coisa em qualquer situação. Aqui já não há nada extraordinário, prodigioso, esplêndido, magnífico, distinto, excelso ou estupendo. Agora tudo é diferenciado. E o emprego do adjetivo se tornou tão generalizado, tão trivial, que ele de certa forma se transformou e assumiu um sentido próprio, com um efeito próprio: ele não soa como um exagero, uma ostentação, ao contrário do que pode ocorrer com aqueles outros adjetivos antigos; "diferenciado" dá uma impressão de classificação técnica, objetiva.

Minha visão é que este é um adjetivo malandro, usado por pessoas malandras num país malandro.

Feito este melancólico preâmbulo, rondam-me duas dúvidas a respeito dele.

Primeira, em Portugal também se emprega "diferenciado" com o mesmo sentido e para o mesmo efeito?

Segunda, vocês sugerem quais traduções para o inglês? Um adjetivo comum, elogioso e que passe a impressão de classificação objetiva e não de ostentação subjetiva.

Last edited: Feb 5, 2013
  2. Joca

Joca Senior Member

Florianópolis, Brazil
    Brazilian Portuguese
    Em relação à segunda pergunta: talvez "distinguished"...

3. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Meu próprio sentimento sobre isso. Quando alguém abre a boca e diz 'diferenciado', até o fio de cabelo dói. Acho que distinguished não dá, mas, de qualquer forma, em que contexto você quer usar? Dá uma frase ou expressão pra gente pensar....

4. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    Teria de me explicar em que sentido o usam no Brasil. Nós usamos, de facto, mas não é um termo do dia-a-dia. No geral, tem um significado próximo de 'especializado' ('trabalhador diferenciado', por exemplo), mas, como digo, não surge com a frequência que você refere.

5. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Fácil, Carfer. Pra tudo e pra qualquer coisa que você quiser dizer e que for diferente, nunca diga 'diferente', diga diferenciado. Um zé-mané usou e o resto da zé-manezada tornou sagrado, mais do que a Bíblia. :eek: Na verdade tenho até que olhar no dicionário se ainda existe a tal palavra 'diferente', tô duvindo que ela ainda exista.

6. LuizLeitao

LuizLeitao Senior Member

São Paulo, Brazil
    Portuguese
    Pois é Vanda, Percival, malditos modismos e neologismos. E a imprensa é a maior disseminadora dessas pragas. Para "diferenciado", se o sentido for "de melhor qualidade", eu sugiro "upmarket".

Share This Page