Do que/que.

Discussion in 'Português-Español' started by Estefanía Perdomo, Aug 7, 2007.

1. Estefanía Perdomo

Estefanía Perdomo Senior Member

Miranda.
    Venezuela, Español.
    Olá mais uma vez galera.

Como sei quando devo usar do que, e que?

«Vai ser melhor para os dois do que sofrer depois»
    «Prefiro assim do que ter você aqui nos braços meus, pensando em alguém que não sou eu...»

Pode-se dizer assim: vai ser melhor para os dois que sofrer depois. Não verdade? Acho que o certo é do que, mas há outros exemplo que usam somente "que". As vezes atino com as frases, e outras ainda são feitas com dúvidas.

Maior que eu, ou maior do que eu? Ali nem sei, pra mim faz tanto. Por favor corrigir e desculpem a ignorância.

Alguém me daria uma dica, algo para eu exergar melhor? Por favor, estarei muito agradecida com as amáveis pessoas. Para mim é algo importante.

Cumprimentos.

2. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Se não me falha a memória, a Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha e Lindley Cintra admite ambas as possibilidades como correctas.

3. brighton rock Member

arge
    "do que" é mais comum ( e casi exclusivo no brasil) pra os comparativos

juanito é maior DO QUE meu irmãozinho

o teu carro é menor do que o meu

que é mais comum em todos os outros casos

"eu tenho QUE ir pra tua casa, cara!"

" vai ser melhor agora que sufrer depóis"

etcétera..

4. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)

5. Estefanía Perdomo

Estefanía Perdomo Senior Member

Miranda.
    Venezuela, Español.
    Menino Outsider e menin@ Brighton rock, que alívio saber isso, já ia parar louca.:D

Um beijo, brigada por tudo.

Estefanía.

6. pkogan Senior Member

Bs.As, Argentina
    español
    Gostaria de retomar essa discussão aqui e levantar mais opiniões a respeito do uso de "do que" ou apenas "que". Como sei quando devo usar "do que" ou "que"?

Ex: "Vai ser melhor para os dois do que sofrer depois" ou "Vai ser melhor para os dois que sofrer depois".

Obrigado!

7. vitorbfp New Member

Portuguese - Brazil
    Olá, pessoal, tudo bem?
    Eu não sei as explicações de quando escolher um ou o outro, mas vou tentar ajudar.
    Eu não diria que "do que" é quase exclusivo no Brasil. A escolha deles vai depender da frase e em muitos casos, vocês pode escolher os dois :).

«Vai ser melhor para os dois do que sofrer depois»
    «Prefiro assim do que ter você aqui nos braços meus, pensando em alguém que não sou eu...»
    Nessas frases, a minha orelha prefere a versão com "do que", do jeito que está escrito aí em cima mesmo.
    Eu acho a primeira frase um pouco... confusa. Não sei bem o porquê. Quando eu leio "vai ser melhor para os dois...", minha cabeça espera um complemento do tipo: "vai ser melhor para os dois se eles fizerem assim".
    Para a segunda frase, a escolha por "do que" talvez tenha a ver com o verbo preferir, mas não ouso afirmar isso :p.

Mas nas seguintes frases, citadas por brighton rock, nenhuma das duas formas é esquisita. As duas são usadas, pelo menos onde eu moro (Goiânia, Brasil).
    O juanito é maior QUE/DO QUE meu irmãozinho. (na maioria dos casos, eu uso artigo antes de nome de pessoa)
    O seu carro é menor que/do que o meu. (onde eu moro, a gente usa raramente os pronomes teu e tua)

Nas frases comparativas simples, você pode escolher entre os dois. Aqui um link que dá uma resposta rápida sobre esse assunto:
    Melhor que/do que - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Até mais! :p

8. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    Embora seja muito frequente ouvirmos essa regência do verbo preferir, ela não é correta (talvez acabe vencendo pelo cansaço, mas por enquanto, ainda é "condenada").
    Prefiro assim, a ter você aqui nos braços meus, pensando em alguém que não sou eu.
    Prefiro Xis a Ípsilon:tick:
    Prefiro Xis do que...:cross:
    Prefiro mais xis que...:cross:
    Prefiro antes x que...:cross:

9. xiskxisk Senior Member

Lisbon - PORTUGAL
    European Portuguese
    I believe "de/do/etc" is optional there, it's more formal using it.

Sou mais novo do que tu.
    Sou mais novo que tu.

Share This Page

Loading...