enquanto (+ subjuntive?) - while

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Leoncita1, Mar 1, 2013.

1. Leoncita1 Senior Member

English - UK
    ola

se uso enquanto necessito o subjuntivo?
    neste caso por exemplo :

ha algumas pessoasno governo que nao planejam desistir os seus beneficios enquanto por outro lado ha algumas pessoas que estao a favor de melhorar as desigualdades sociais e economicas do pais.

p.s. sorry everytime i use accentos nao funciona

obrigada pela ajuda!!

2. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    Há algumas pessoas no governo que não planejam desistir dos seus benefícios enquanto, por outro lado, há algumas pessoas que estão a favor de melhorar as desigualdades sociais e econômicas do país.

O "enquanto", nesta frase é uma conjunção que tem a finalidade de indicar a oposição entre dois fatos simultâneos (alguns não desistem dos benefícios ao mesmo tempo alguns querem melhorar as desigualdades) e não afeta o tempo verbal.

O "enquanto" pode ser uma conjunção temporal e, nesse caso, só exige o subjuntivo quando indica uma ação que está a decorrer (ou irá decorrer por certo tempo) e tem a finalidade de indicar a duração de uma ação.

Enquanto eu estiver aqui não pretendo falar com ninguém. (eu ainda estou aqui)
    Não sossego enquanto não puder falar com ele. (ainda não pude falar com ele)
    Não irei para casa enquanto não terminar o trabalho.

Mas, em outros casos há a possibilidade de usar outros tempos, indicando simultaniedade de dois fatos, por exemplo:
    Enquanto estou escrevendo isto, meu telefone não para de tocar.
    Enquanto estudo, ouço música. ou
    Ouço música enquanto estudo.
    Não me acalmei enquanto não encontrei a saída.

Last edited: Mar 1, 2013
  3. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    Não, está correcto. Apenas substituiria 'melhorar' por 'reduzir' ou 'diminuir', já que 'melhorar as desigualdades' parece um bocado estranho.E 'desistir dos seus benefícios' também.

P.S. cruzei-me com a anaczz

Share This Page