estendido/extendido

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by marta12, Sep 11, 2012.

1. marta12 Senior Member

Portugal
    português
    Olá!

Agora fui eu que fiquei com dúvidas.

"Extendido" é a forma brasileira ou foi um erro de teclado?

2. Alentugano

Alentugano Senior Member

Português - Portugal
    Bem, como sabe, não sou brasileiro, mas extendido deve vir de extensão/extender, portanto não creio que seja uma palavra própria do Brasil. Entretanto vou ver o que diz a Infopédia (Porto Editora) e já posto aqui.

Ok, cá está:

extendido[eksteû'diDo]
    adjetivo
    1. (roupa) estendido, pendurado

2. (notícia, influência) espalhado, difundido

3. (braço, massa) estendido, esticado

3. Guigo

Guigo Senior Member

Rio de Janeiro
    Português (Brasil)
    Eu escrevo "estendido", mas percebo que por aqui há confusão, até entre gente letrada.

Outra confusão muito comum por essas plagas é "exceção", que muitos escrevem excessão, talvez por influência de excesso.

4. Rhetorica Senior Member

Portuguese (Portugal)
    O que o Alentugano transcreveu é a tradução da palavra castelhana extendido...

Em português (pelo menos em Portugal), extendido e extender não existem. A confusão deve vir justamente da palavra extensão, essa sim escrita com X: "Foi pedida uma extensão:tick: do prazo. O prazo foi extendido:cross:"

5. Alentugano

Alentugano Senior Member

Português - Portugal
    Bem, mas que grande confusão fiz eu! Claro que Rhetorica tem toda a razão! Com isto tudo até cheguei a pensar que ambas as formas estendido/extendido eram possíveis/aceites em português... :eek:

6. marta12 Senior Member

Portugal
    português
    Obrigado a todos.:)

Então o "extendido" foi um erro de teclado.

7. Alderamin Senior Member

Pt-PT
    Surgiu-me a mesma "dúvida" há dias atrás aqui no fórum.
    Fui procurar uma resposta e encontrei-a no ciberdúvidas.
    Na realidade, é um erro e o correcto é "estender".
    O verbo em latim "extendere", escrito com um "x" talvez esteja na origem de alguma confusão, ou mesmo até por via do inglês (to extend), bem como erro de digitação no teclado.

8. marta12 Senior Member

Portugal
    português
    Olá Alderamin!

Foi a sua dúvida que provocou a minha, :) mas só em relação ao Brasil. Em Portugal sei bem que esse verbo não existe.

9. Alderamin Senior Member

Pt-PT
    Então a agradeço a sua atenção e as respostas de todas as outras pessoas aqui :)
    A dúvida que me surgiu ao ver essa palavra escrita foi tentar saber se haveria essa grafia em pt-br ou, se por um motivo qualquer, teria havido alguma alteração na palavra em ambos pt-br e pt-pt.
    Como a marta12, também conservo a minha lucidez para saber que a palavra não existia escrita dessa forma em pt-pt, mas hoje em dia tudo se modifica sem que se dê por ela.
    Mais uma vez obrigada pelo cuidado :)

Last edited: Sep 11, 2012
  10. Guigo

Guigo Senior Member

Rio de Janeiro
    Português (Brasil)
    Também não existe no Brasil, lexicograficamente falando.

11. marta12 Senior Member

Portugal
    português
    Obrigada Guigo:)

12. marta12 Senior Member

Portugal
    português
    De nada, Alderamin :)

13. mglenadel

mglenadel Senior Member

Rio de Janeiro
    Brazilian Portuguese
    Quem escreveu fui eu. O "x" é precariamente próximo ao "s" e eu às vezes pareço ter os dedos grossos demais. Aliás o teclado é imensamente desvantajoso para o português, pois "s", "z" e "x" são tão próximos. Escreve-se ezército, extender, e outras barbaridades com muita facilidade.

14. Alderamin Senior Member

Pt-PT
    Tem razão, as letras estão muito próximas umas das outras.
    Mas a minha dúvida surgiu, não só pelas razões já explicadas, mas mais precisamente pela origem da palavra que no latim é escrita com "x".
    Não seria uma "barbaridade" se a palavra agora fosse escrita dessa forma, tendo em conta a sua raiz e as mudanças recentes na língua.
    Espero que não levasse a mal a minha pergunta, conforme o referi no outro "post", pois foi feita sem qualquer má intenção e agradeço-lhe a sua intervenção aqui.

15. José Brasileiro Junior Member

Portuguese - Brazil
    Aqui vai minha contribuição como brasileiro:"extendido" também é incorreto no Brasil, mas é um erro muito comum, porque "extensão" é com x. Por alguma razão obscura essa incoerência foi oficializada e não foi alterada pelas reformas ortográficas.

16. marta12 Senior Member

Portugal
    português
    Ah! mas eu tinha a certeza que se fosse erro só poderia ser de teclado, por ter sido o mglenadel a escrevê-lo. Ele não faria o tipo de erro que descreve.

Share This Page