1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

Fica acendendo e apagando a luz!

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by gvergara, Sep 12, 2008.

1. gvergara

gvergara Senior Member

Santiago, Chile
    Español
    Olá:

Queria saber se esta é uma espécie de ameaça... Se a resposta é afirmativa, também gostaria de saber se é uma maneira habitual de ameaçar alguém...

Um menino descobre que, ao dar ordens mentais, pode fazer com que as coisas ocorram. Seu irmão, com quem compartilha o quarto, se enraiva
    pela luz que se acende e apaga alternadamente.
    ... ordenei mentalmente que a luz se acendesse de novo. E ela se acendeu.
    _Que brincadeira é essa?- exclamou o Toninho, virando-se na cama, os olhos cheios de sono:- Fica acendendo e apagando a luz! Apaga de uma vez!
    Do romance "O menino no espelho" de Fernando Sabino

Gonzalo

2. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    Como eu o entendo não tem nada de ameaçador. É a constatação de um facto, se bem que de um facto desagradável ou incomodativo para o falante. Espécie de ameaça, não. Eu diria antes que é uma espécie de censura.

3. gvergara

gvergara Senior Member

Santiago, Chile
    Español
    Sim, creio que tem razão... Às vezes não é mau entender as coisas como o elas são, sem tentar encontrar um significado distinto que elas têm... Muitas grácias, Carf

Gonzalo

4. uchi.m

uchi.m Senior Member

Redeeming limbo
    Brazil, Portuguese
    Essa frase me parece um jeito típico de reclamar mineiro. Esperem a Vanda ou o Macunaíma aparecer que eles vão concordar (ou não).

Last edited: Sep 12, 2008
  5. Espinharas Senior Member

Brasil Português
    Olá, Gonzalo.
    De fato, a frase não tem absolutamente nada de ameaçador, mas de lamento ou reclamação. Significa simplesmente que o irmão acende e apaga a luz constantemente, alternadamente, e o outro não pode dormir em paz. Sou do Nordeste do Brasil. Lá se diz exatamente deste jeito também.

6. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Como o pessoal já disse acima, é apenas a constatação dum fato. Esse pessoal fica falando isso e aquilo, mas no final todos acertam. :) (Só pra usar o fica + gerúndio.)

Share This Page