1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

Funk zica da comunidade

Discussion in 'Português-Español' started by fedejp, Apr 23, 2013.

1. fedejp New Member

Mexico City
    Argentine Spanish
    Si alguno de ustedes conoce el programa Panico na Band (lo pueden encontrar en youtube); hay una seccion llamada "Funk zica da comunidade" y es sobre artistas de "funk" de las fabelas. Mi pregunta es que es lo que significa exactamente "zica". Me dijeron que es una jerga (giria en portugues) usada mas comunmente en lugares de bajos recursos (como fabelas) y tiene basicamente dos significados: la primera es una especie de azar o confucion y la segunda se le dice a una persona muy alegre (zica do baile). Pero no entiendo bien el significado que tiene en el titulo de esa seccion.

Alguna idea?

Muchas gracias de antemano.

2. patriota Senior Member

São Paulo
    Português - Brasil
    O significado na música é o segundo que você falou; ser "zica" é uma qualidade positiva para funkeiros:
    Não tem que ter uma tradução exata que todos entendam do mesmo jeito... Descrições linguísticas são o que menos interessa num baile funk! Se ajudar, imagine que é algo com a mesma carga de significados que "reggaeton de puta madre del barrio". :p Aliás, "favela" se escreve com V.

3. fedejp New Member

Mexico City
    Argentine Spanish
    Muchas gracias por la rapida resupuesta (y la correccion de favela). Dos ultimas pregunta; lo que quieren decir ahi es que el funk es "zica" o que los cantantes de funk son "zica"?
    Y por ultimo. Es un termino (giria) usada principalmente en favelas o se la puede escuchar en cualquier lugar.

Gracias amigo.

4. patriota Senior Member

São Paulo
    Português - Brasil
    A música é "zica" porque quem canta também é "zica"; é tudo zica para eles. É uma gíria de favelas e fãs de funk. Não a utilize ao falar com qualquer pessoa, porque podem ter uma má impressão de você.

Na minha época, essa gíria só tinha o significado de "azar" e era mais comum.

5. Curupira

Curupira New Member

Brasil
    Portuguese - Brazil
    Da maneira que eu entendo, zica significa azar (confuzão, problema), como disse o Patriota, mas também pode significar que uma pessoa é habilidosa em algo ou que tem uma "personalidade forte". É usada de uma forma parecida a que palavra "sinistro" é usada.
    No caso, "Funk Zica" seria um Funk Sinistro, Funk Louco, Funk Estiloso, algo assim.

6. patriota Senior Member

São Paulo
    Português - Brasil
    Eu coloquei a definição positiva também. Veja a primeira resposta. :)

Share This Page