1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

gloriar

Discussion in 'Português-Español' started by jartesm, Feb 3, 2013.

1. jartesm Junior Member

Barcelona (Catalonia)
    Spain Catalan Spanish
    Apreciados amigos:

Veo que en portugués existe "gloriar" igual que en español, pero en español es un verbo que prácticamente no se usa, ya que lo habitual es utilizar "vanagloriar" (más exactamente, "vanagloriarse").

Mi pregunta es, pues, la siguiente: ¿es frecuente en el lenguaje normal y corriente de Portugal decir "gloriar" o también es una palabra de uso muy escaso?

Muchas gracias desde Barcelona.

Joan

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Não sei em Portugal, mas no Brasil não é comum dizer: gloriar. Ou dizemos vangloriar ou glorificar.

3. marta12 Senior Member

Portugal
    português
    Eu nunca ouvi dizer 'gloriar', nem sabia que existia.

4. patriota Senior Member

São Paulo
    Português - Brasil
    Aparentemente, é usado no socioleto evangélico brasileiro (corrigi os errinhos para não confundir os estudantes):

5. jartesm Junior Member

Barcelona (Catalonia)
    Spain Catalan Spanish
    Muchas gracias a todos.
    Joan

6. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    Não, 'gloriar' pode estar nos dicionários mas não é termo de uso comum. O normal é 'glorificar'. E 'vangloriar-se' tem um sentido diferente de 'gloriar-se' (que também não é nada comum, habitualmente dizemos 'cobrir-se de glória'): significa ''gabar-se/jactar-se' (presumir de algo em espanhol)

7. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Só botei vangloriar para mostrar quais palavras seriam similiares ou com terminação similar, mesmo que tenham significados diferentes, mas com certeza, gloriar é termo novo pra nós. Novo, digo eu, pois os exemplos do patriota mostram que estão 'revivendo' a palavra.

Share This Page