grampo

Discussion in 'Português-Español' started by bluboi, Sep 3, 2008.

1. bluboi Junior Member

mexico city
    MéXico (spanish)
    gente, bom dia e bom feriado.. tem tempo que eu ñ fico perto daqui porem eu estava com saudades...

Dessa vez eu tenho uma pergunta que só lei no yahoo noticias. Eles falam que o presidente do Supremo Tribunal Federal e um senador ficaram trampados por algum escândalo ao respeito de uma conversa telefônica.

A pergunta tem a ver com a palavra grampo.. eles estão falando de algum tipo de atadura ou é simplesmente o fato de se 'furar' numa outra conversa?.. alguem poderia me explicar, se faz favor.

Suas correções são muito bem-vindas.

Muito obrigado

2. andre luis Senior Member

Portuguese-Brasil
    Off-topic:
    Qual seria o feriado?

Trampo,geralmente quer dizer trabalho.
    Se alguém é grampeado numa escuta telefônica,ele também pode ter caído num "trampo" (sinônimo de armadilha).

3. Mangato

Mangato Senior Member

En Vigo España
    SPAIN (Galicia)
    Trampa al igual que en español significa trama, intriga, engaño.
    Ficar trampado sería lo que aquí decimos caer en la encerrona.

Grampo es un elemento metálico que une dos piezas a modo de grapa. En español lo llamamos grampón. En sentido figurado ficar grampados, podría significar quedar enganchados o enredados en algún problema.

4. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
  5. bluboi Junior Member

mexico city
    MéXico (spanish)

Desculpa ai Vanda, eu quiz dizer grampeados (erro de dedo), mas acho que com essas explicações entendi bem.

Last edited by a moderator: Sep 3, 2008
  6. Mangato

Mangato Senior Member

En Vigo España
    SPAIN (Galicia)

Teléfono pinchado en expresión coloquial, es aquel que está derivado de forma lícita o ilegal, para grabar o escuchar las conversaciones. En lenguaje más formal se dice teléfono intervenido.

7. amistad2008 Senior Member

;)

8. katzuhiko minohara corona Senior Member

Tokyo Japan, since Augst, 2010.
    Mexican Spanish (Mexico City)
    Quienes son los grampos?

Texto original.
    Até onde vai o escândalo dos grampos? Escândalo do tablóide britânico gera uma crise interminável no império do magnata Rupert Murdoch.

Mi intento.
    ...de los multimillonarios... ???

9. Audie Senior Member

Brazil Portuguese
  10. zema Senior Member

Español Argentina
    Last edited: Jul 19, 2011
  11. mambo2me

mambo2me Junior Member

Las Vegas USA
    Spanish-Colombia - English US
    En Colombia utilizamos de manera coloquial la palabra "chuzar" una línea telefónica. Intervenir una línea puede ser un acto ilegal o legal si se cuenta con la debida autorización y lo realiza un organismo policial o del estado.

Share This Page