1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

Homem Com H

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Kutz, Sep 28, 2013.

1. Kutz Senior Member

Spain, Spanish
    Olá, em primeiro lugar peço desculpas se este não é o espaço para fazer este tipo de consultas. Tenho problemas para perceber a letra da canção do título "Homem Com H" que canta Ney Matogrosso e acho que são duas as razões: a primeira é que é poesia e que dá muita liberdade à interpretação, e a segunda é que me faltam referentes culturais para compreendê-la.

Alguém se anima a fazer uma interpretação?

"Ai meu Deus como eu queria
    Que essa cabra fosse home
    Cabra macho prá danar"
    Ah! Mamãe aqui estou eu
    Mamãe aqui estou eu
    Sou homem com H

Axé,

K.

Last edited: Sep 28, 2013
  2. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    Por favor, indique quais são as dúvidas, pois não é permitida a publicação da letra completa da música, por questão de direitos autorais.

A única palavra que destacou foi cabra, portanto os versos corretos são:

"Ai meu Deus como eu queria
    Que esse cabra fosse home
    Cabra macho prá danar"

"cabra" é usado regionalmente com o mesmo sentido de sujeito, indivíduo, gajo
    A mãe clamava a Deus, desejando que seu filho fosse homem e muito macho.

3. Kutz Senior Member

Spain, Spanish
    O que acontece é que literalmente percebo tudo, mas não a relação entre as partes. Por exemplo, qual é a relação entre estes versos e os seguintes da mesma estrofe? Há algum duplo sentido nestes versos?

Nunca vi rastro de cobra
    Nem couro de lobisomem
    Se correr o bicho pega
    Se ficar o bicho come

Desculpem, não fazia ideia de que houvesse problemas por colar a letra de uma canção. Se calhar fica para outra a explicação. Nem sequer se eu mencionar o autor, Antônio Barros?

Obrg. K

4. Joca

Joca Senior Member

Florianópolis, Brazil
    Brazilian Portuguese
    Se você vir o vídeo no youtube do Ney Matogrosso interpretando essa canção, vai perceber a ironia dos versos.

Last edited: Sep 28, 2013
  5. Kutz Senior Member

Spain, Spanish
    O que acontece é que literalmente percebo tudo, mas não a relação entre as partes. Por exemplo, qual é a relação entre estes versos e os seguintes da mesma estrofe? Há algum duplo sentido nestes versos?

Nunca vi rastro de cobra
    Nem couro de lobisomem
    Se correr o bicho pega
    Se ficar o bicho come

Desculpem, não fazia ideia de que houvesse problemas por colar a letra de uma canção. Se calhar fica para outra a explicação. Nem sequer se eu mencionar o autor, Antônio Barros?

Obrg. K

6. gbasfora Senior Member

Fortaleza
    Portuguese - Brazil
    Se correr o bicho pega se fica o bicho come --> Damned if you do, damned if you don't

Share This Page