1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

Lanche e merenda

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Sonhadora, Apr 25, 2013.

1. Sonhadora Senior Member

Czech
    Faz tempo que quero esclarecer para mim a diferença - se tiver alguma - entre as palavras "lanche" e "merenda". Em que ocasiões são usadas em Portugal e no Brasil?
    Muito obrigada :)

Last edited: Apr 25, 2013
  2. snoopy82 Senior Member

Portugal - Portuguese
    Em Portugal, lanche e merenda são sinónimos (ou seja, têm o mesmo significado).

Merenda é mais usado no Sul de Portugal.

3. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    No tempo dos meus pais, merenda era usada para o que hoje chamamos de lanche. Merenda, hoje, é mais usada no contexto de escola elementar e média. Lanche é qualquer coisa que comemos fora do café da manhã, almoço, jantar.

4. patriota Senior Member

São Paulo
    Português - Brasil
    Em São Paulo, "merenda" é o lanche ou almoço servido gratuitamente em escolas públicas aos alunos.

5. Codinome Shlomo Senior Member

Portuguese (Brazil)
    E também um lanche ou almoço que um aluno trouxer de casa, não?

6. patriota Senior Member

São Paulo
    Português - Brasil
    Codinome Shlomo, agora me pegou! Acho que eu dizia "trouxe pão de merenda", sim, mas não sei se ainda dizem nas públicas. Atualmente, pelo menos particulares que conheço, só dizem "trouxe pão de lanche/na lancheira".

7. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Por isso eu simplifiquei: especialmente usado nas escolas: tanto faz que tenham a merenda gratuita quanto tragam de casa.

8. snoopy82 Senior Member

Portugal - Portuguese
    Em Portugal, merenda é também um pastel de massa folhada. Há também a merenda mista, que é um pastel de massa folhada com fiambre e queijo.

9. viniciussouza70 New Member

Sorocaba
    Portuguese
    Olá, Sonhadora
    Aqui no Brasil, merenda é a refeição que é servida para alunos na escola pública. Quando você ver a expressão: "hora da merenda", "vamos comer a merenda", pode ter certeza que é um aluno falando. A palavra merenda é usada apenas nessa ocasião.
    A palavra lanche é usada quando você vai comer algo que não seja comida (geralmente o lanche aqui é pão com hamburguer ou salsicha ou presunto etc). Por exemplo:
    "Hoje nós vamos no burguer king comer um lanche", "Eu não quero comer comida, você pode fazer um lanche para mim?"

Share This Page