1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

levantamento cadastral (arquitetura)

Discussion in 'Português-Español' started by Clariana, Jul 29, 2013.

1. Clariana Junior Member

Brasil
    português-Brasil
    Olá amigos,

estou traduzindo um currículo da área de arquitetura. A pessoa fez estágios em escritórios de arquitetura e uma de suas funções era a de fazer levantamentos cadastrais e levantamentos quantitativos. Como era uma função muito geral lhe perguntei o que era exatamente isso e esta foi sua resposta:

Levantamento cadastral significa cadastrar/registrar as dimensões dos ambientes de um edifício, utilizando-os posteriormente para o desenho de plantas-baixa e o desenvolvimento do projeto arquitetônico.

Minha pergunta é: haverá um termo específico desta área em espanhol (da Espanha) para isto?

¡Gracias a todos!

Last edited: Jul 29, 2013
  2. WhoSoyEu

WhoSoyEu Senior Member

Rio de Janeiro
    Español Latam, Português Br
    Clariana, neste caso creio que a melhor palavra a usar é "inventariar/inventario".

3. pkogan Senior Member

Bs.As, Argentina
    español
    Uma arquiteta que eu conheço na Argentina me diz que o termo poderia ser "relevamiento".

4. WhoSoyEu

WhoSoyEu Senior Member

Rio de Janeiro
    Español Latam, Português Br
    Até onde sei, "relevamiento" é levantamento topográfico. Não sei se a palavra aplicaria no caso apresentado pela Clariana.

5. zema Senior Member

Español Argentina
    Bueno, en Argentina diría que sí, porque hacemos un uso amplísimo de relevamiento para cualquier actividad que tenga que ver con recolectar datos o recabar información con cualquier objetivo.

El caso que describe Clariana (obtener medidas y posiciones en un sitio o construcción y volcarlas en un plano) creo que se ajusta a lo que los arquitectos llaman en Argentina un “relevamiento arquitectónico" (no me queda muy en claro lo de “cadastral”, pero no traduciría catastral porque, por acá al menos, un relevamiento catastral es una investigación oficial que se lleva a cabo para actualizar datos de catastro y verificar, por ej, si hay construcciones o reformas no declaradas).

Ahora bien, no para todos los casos en los que empleamos relevamiento en Argentina, pero entiendo que sí para un “relevamiento” arquitectónico, en otros países podría funcionar literalmente “levantamiento”, de esta acepción de levantar :
    Aquí un ejemplo mexicano: http://www.formaydisplay.net/servicios/levantamientos-arquitectonicos/

Share This Page