1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

Locuções Verbais

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Dr. House, Jun 16, 2008.

1. Dr. House

Dr. House Junior Member

Brasilian Portuguese
    Por favor,

Alguém me explique com clareza o que são as locuções verbais e o que fazer para as identificar nas frases?

Já caiu em uma questão de concurso e eu errei, e, mesmo consultando a gramática, ainda continuo não concordando com a resposta do gabarito da prova. Ou posso estar errada, ou não ter entendido ainda, ou a questão ser anulada.

Alguém me explica melhor?

2. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Uma locução verbal é uma expressão -- uma parte de uma frase ou oração -- que tem função de verbo. Em português, uma locução verbal contém pelo menos um verbo. Pode conter também outros verbos (auxiliares), preposições ou outras palavras.

No texto que acabo de escrever, pus a azul algumas locuções verbais.

3. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Um pouco mais:
    aqui

4. Dr. House

Dr. House Junior Member

Brasilian Portuguese
    Resolvam esta questão para mim então, por favor:

Assinale a opção em que a seqüência de verbos NÃO pode ser considerada uma locução verbal.

A) "Fazer escolhas implica renunciar a alguns desejos..."
    B) "Analogamente, a aventura de uma vida de solteiro pode ceder espaço ao conforto de um casamento."
    C) "...se apenas procurarmos fazer o que gostamos,"
    D) "Escolhas são feitas com base em nossas preferências."
    E) "O que teria acontecido..."

Foi esta a que não consegui fazer.

Obrigada.

5. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Dr. House, pelos vistos o seu professor usa uma definição algo restritiva de "locução verbal". Só você pode saber como é que ele define o conceito.

6. Dr. House

Dr. House Junior Member

Brasilian Portuguese
    Mas não foi meu professor.
    Esta é uma questão de português de um concurso público aqui no Brasil.

7. olivinha Senior Member

Los Madriles
    Português, Brasil

Ok, vou chutar. Digo que é a A porque, segundo definição da Vanda, implica renunciar não poderia ser uma locução verbal: nem implica é verbo auxiliar, nem implica renunciar exprime uma só ação (acho eu).

Qual é a resposta certa, House? Agora fiquei curiosa.

8. andre luis Senior Member

Portuguese-Brasil
  9. olivinha Senior Member

Los Madriles
    Português, Brasil
    Será que é a letra D, tendo feitas como adjetivo?

10. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Outra hipótese (para esgotar todas). :D

A E), porque "teria acontecido" é um verbo composto, e estes não contam como locuções?

11. Macunaíma

Macunaíma Senior Member

Um ninho de mafagalfinhos
    português, Brasil
    Como sempre, esses exames de concursos degeneram em loteria... Devo dizer que isso subverte totalmente a idéia de locução verbal que me foi passada na escola.

12. Tagarela Senior Member

Rio de Janeiro, Brasil
    Português - Brasil
    Olá,

É, eu também não consigo achar nenhuma resposta muito boa. Se a questão fosse o contrário - assinale a alternativa que [SIM] contém uma locução verbal - eu marcaria a letra B), por causa do ceder espaço.

Dr.House, sabe se alguém entrou com recurso, se a questão foi anulada ou algo assim?

Até.:

13. Macunaíma

Macunaíma Senior Member

Um ninho de mafagalfinhos
    português, Brasil
    Eu me lançaria em "o que teria acontecido" de corpo e alma. É o epítome de uma locução verbal: verbo auxiliar + particípio.

Last edited: Jun 17, 2008
  14. andre luis Senior Member

Portuguese-Brasil
    Sim,assim no chutômetro,eu assinalaria esta também.

15. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Nestas alturas você já deve ter visto o gabarito. Resposta A, caso seja o gabarito do dia 8/6, nível médio.

16. Dr. House

Dr. House Junior Member

Brasilian Portuguese
    Olá a todos.

A resposta de acordo com o gabarito é a letra A.
    A primeira resposta da olivinha está de acordo com o gabarito. É a única que acertaria a questão de cara.
    Mas, como vocês viram, não é fácil resolver esta questão.
    Achei estranho, será que o fato de ter 4 verbos seguidos influencia para caracterizar a letra A em não ser uma locução verbal?
    "Fazer escolhas implica renunciar"

Ah, e obrigada ao andre luiz por ter colocado o link para a prova de português do nível superior, foi a que eu fiz. Porém ainda sou uma "junior member" e sou proibida pelos moderadores de enviar links, tenho que postar mais antes.

Em relação ao concurso, pelo jeito, a prova de português para o nível superior deve ter sido a mesma aplicada ao nível médio, já que Vanda achou a mesma resposta para esta questão.

E, Tagarela, não sei se alguém entrou com recurso, e, até agora a questão não foi anulada.

Obrigada a todos que ajudam a resolver esta questão instigante.

Abraços,

17. andre luis Senior Member

Portuguese-Brasil
    Sim,eu procurei a lista de verbos auxiliares e não achei o tal "implicar",mais do que ter o gabarito,concordo com a maioria,há uma certa frustração em não saber a resposta correta ,mesmo com o apoio de um livro de gramática.

18. Desastre

Desastre Senior Member

Limoges, France
    Brazil, Portuguese
    Assinale a opção em que a seqüência de verbos NÃO pode ser considerada uma locução verbal.

...Eu acho que a "pegadinha" está aí. :mad:

19. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Desastre, o erro mais comum dos meus alunos de pré: não lêem com atenção o enunciado e caem em todas as questões de exceção e de não!

20. Perception Senior Member

Portugal
    Olá a todos!
    A explicação que se segue parece-me muito clara e foi retirada do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Uma locução verbal é uma expressão formada de verbo auxiliar + verbo principal, que funciona como se fosse um só verbo. Exs.: tenho escrito, hei-de escrever, estou a ler, estou lendo, estou para ler, ser feito, etc. Os principais verbos auxiliares são ter, haver, ser, estar. Há outros que são ocasionalmente auxiliares, como ir, vir, andar, tornar, ficar, dever, acabar, começar e outros.

O assunto todo aqui.

Last edited: Jun 25, 2008
  21. Perception Senior Member

Portugal
    Tendo por base a explicação anterior, alguém quer tentar dizer qual não é locução verbal e porquê?

B) "Analogamente, a aventura de uma vida de solteiro pode ceder espaço ao conforto de um casamento."
    C) "...se apenas procurarmos fazer o que gostamos,"
    E) "O que teria acontecido..."

Share This Page