1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

Maiúsculas em títulos / title capitalization in Portuguese

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Portvcale, Jan 11, 2009.

1. Portvcale Senior Member

Portugal - Português Europeu
    Olá mais uma vez.

Ora bem, a maioria de vocês, se não forem todos, sabe o que ditam as regras, a este respeito, do Acordo Ortográfico de 1945.

Vou passar para a apresentar alguns exemplos:

a) «Eles Se Matam por tudo e por nada» --> «Eles Matam-Se por tudo e por nada», ou «Eles Matam-se por tudo e por nada» ("tudo" e "nada" estão a minúsculas por fazerem parte de uma locução invariável (?) )?

b) «Tudo Isto/Isso/Aquilo É Mentira», ou «Tudo isto/isso/aquilo É Mentira»?

c) «Os Tais Lutam com os Mesmos», ou «Os tais Lutam com os mesmos»?

Muito obrigado, desde já.

2. ignisvandevol Senior Member

Portugal Portuguese
    matam-se passa a ser só uma palavra portanto não se capitaliza o S a não ser que, como na religião, fales de algo que tenha que ser capitalizado, tipo Deus.

Eu diria que é por opção, eu não gosto de capitalizar nos títulos, realmente já não se usa em coisas modernas, também não conheço as regras sobre isso.

3. Portvcale Senior Member

Obrigado.

Ora bem, eu também nunca vi escrito assim/vi poucos exemplos (estou-me a referir, claro, ao verbo pronominal), mas, como acabei por ver um exemplo, no ciberduvidas.pt.

Em títulos, no caso das palavras compostas, ambos os elementos da mesma devem ir com a inicial maiúscula (exemplos: "Primeiro-Ministro", "Saca-Rolhas", etc., e não "Primeiro-ministro", "Saca-rolhas", etc.). Só queria saber se no caso que apresentei, com um pronome -- e sem o mesmo estar combinado com artigos definidos, preposições, etc. --, deve ou não obedecer a este pormenor de que falei agora.

Eu também uso raramente e em títulos com três, quatro palavras no máximo, isto já contado com preposições, etc. De qualquer das formas, gostava de saber estas matérias.

4. ignisvandevol Senior Member

Portugal Portuguese

Primeiro-Ministro, que eu não escreveria com traço e só "Primeiro Ministro", são duas palavras juntas, é diferente de Lembrar-me que é apenas uma palavra, um caso mais estranho: É-lhe - tanto quanto sei o artigo nestes casos faz parte do verbo.

5. Portvcale Senior Member

Era mesmo isso que gostava que me confirmassem. Sempre pensei que todos esses casos fossem palavras compostas (por justaposição), sendo os termos unidos por hífen.

Primeiro-minitro já há muito que está atestado com hífen.

6. ignisvandevol Senior Member

Portugal Portuguese
    Acredito que esse seja o caso até porque Primeiro e Ministro não significam o mesmo se separadas, mesmo assim eu escreveria sem hífen, opção pessoal, mesmo que esteja errado, embora depois desta elucidação sou capaz de escrever mais vezes com hífen. Seja como for foi uma maneira de explicar que são duas palavras portanto cada uma merece maiúscula.

Share This Page