1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

Malformação ou má-formação?

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by ronanpoirier, Sep 5, 2008.

1. ronanpoirier

ronanpoirier Senior Member

Porto Alegre
    Brazil - Portuguese
    Olá.

Estou fazendo um trabalho de Embriologia e estou em dúvida sobre qual é o termo correto. A professora usa "malformação", mas, na minha opinião, o correto seria "má-formação". Entretanto, fiz uma busca no Google e encontrei algo falando que "malformação" na verdade veio do francês "malformation". E daí fiquei completamente perdido.

Por isso, peço a vossa opinião. :)

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    "Titio" Aurélio traz má-formação= . Formação anômala, irregular. / Formação moral perversa. / Formação anormal ou defeituosa, de origem congênita ou hereditária; cacomorfose, deformidade

E também malformação! Sinta-se à vontade para se esbaldar.

3. Tagarela Senior Member

Rio de Janeiro, Brasil
    Português - Brasil
    Olá,

Ronan, eu, há bem pouco tempo, também tive essa mesma dúvida durante uma aula de Embriologia. Malformação não está errado, segue a mesma lógica de malcriação, veja a explicação do Ciberdúvidas e outra aqui.

Boa sorte com o trabalho o/

Até.:

4. ronanpoirier

ronanpoirier Senior Member

Porto Alegre
    Brazil - Portuguese
    Acho que ficarei com o "malformação" então. :D

Ou eu escrevo o trabalho em francês e daí não terá problema. ;)

5. Tagarela Senior Member

Rio de Janeiro, Brasil
    Português - Brasil
    Olá,

Embriologia em francês deve ser um ótimo sonífero. Pelo menos, quando você tiver um trabalho sobre Sarcoma de Kaposy, você poderá escrever em húngaro =)

Mas acho que nos livros o mais comum mesmo é malformação. Minha professora só falava malformação. Mas há professores que falam coisas tão estranhas que eu preferi averiguar ...

Até.:

6. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Penso que será "malformação" a melhor palavra, em consonância com as palavras usadas em outras línguas próximas da nossa (francês, inglês, etc.), que são latinismos.

Share This Page