Matar-te-ei

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by DerFrosch, Dec 1, 2013.

1. DerFrosch

DerFrosch Senior Member

Oi!

Eu sei que "Te matarei" é mais usado no Brasil e que "Matarei-te" é mais usado em Portugal (embora isso provavelmente é uma simplificação:)), mas onde e quando diz-se "Matar-te-ei"?

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Na verdade, não é matarei-te, é matar-te-ei, no caso de querer ficar no campo da gramática. Penso que é assim também que os portugueses dizem.

3. DerFrosch

DerFrosch Senior Member

Obrigado por me informar, Vanda. Obivamente tenho muito a aprender, eu não vi matar-te-ei antes.

4. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Aqui, neste caso, é regra de colocação pronominal: com o futuro do pretérito e futuro simples - apenas - o pronome é colocado no meio (mesóclise). clique

5. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    Exacto.

6. Ruca Senior Member

Grande Porto
    Português Europeu

Olá DerFrosh,

Em português padrão, em Portugal, a regra é o uso da ênclise, ou seja, "matar-te-ei", exceto se na frase houver alguma partícula que atraia o pronome para posição proclítica. Por exemplo:

1) Se não vieres jantar, matar-te-ei! (bastante formal)

2) Se não vieres jantar, vou matar-te! (comum)

3) Ja te disse que te matarei, se não vieres jantar! (comum) Neste caso, o "que" atrai o pronome para posição anterior ao verbo.

Mas, quanto à frase 1), a realidade é bem diferente do padrão. Estou plenamente convencido que a maior parte da população, incluindo muitas pessoas com formação superior, diriam com muita naturalidade "Se não vieres jantar, matarei-te". Esse "matarei-te" é incorreto, do ponto de vista gramatical, mas é utilizado por grande parte da população. Até já ouvi essa forma agramatical da boca de uma professora de português da minha filha...

7. ElSoberano

ElSoberano Member

Long Island, NY
    Español-Lat Am. English-United States
    MMM interessante! Olá foro, fala ElSoberano :),
    Acho que é muito interessante aquilo de fazer mesóclise com esse tempo verbal no português. No espanhol não temos casos assim, de empregar O pronome possessivo no meio do verbo conjugado.

Eu sei que esse foro e pra falar do PORTUGUÊS somente, mais acredito que fica interessante e quis falar cá pra fazer comparações entre as duas línguas ibéricas.. Mais, não vejo no foro PT-ESP/ESP-PT esse tema..:rolleyes:

Além disso, estive lendo a escritura de Ruca e me fiz lembrar dum caso no espanhol...

No WIKIPEDIA há um artigo falando desse tema, cuya explicação é em inglês pelo que o artigo contém mais profundidade do caso do mesóclise antiguo no Espanhol Medieval http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_Portuguese_and_Spanish

Embora não esclarece nada o tema de DerFosch, sim pode se dizer que é interessante o caso do mesóclise no portugués...

Tenho só uma pergunta pertinente, A gente fala (matar-te-ei) commumente o só fala-se quando quer falar formalmente... ISSO NÃO COMPREENDO!:confused:

Desculpa de Novo pelo desenfoque!
    ;)

8. Thomas1

Thomas1 Senior Member

polszczyzna warszawska
    Olá,

Estou a perguntar-me sobre a mesma coisa. Nas minhas leções do português (europeu) aprendi que as formas do tipo 'matar-te-ei' são muito formais e raras na lengua quotidiana (sobretudo na lengua falada). O contexto onde as vi mais frequentemente fue a literatura). Soponho que a forma 'matar-te-ei' aparecerá normalmente nos artigos de prensa ou nas noticias de televisão o de radio (e que será o padrão para jornalistas quem têem cuidado na lengua deles) mas nos filmes ou nos programas onde se utiliza muito a lengua quotidiana não necesariamente. Alguem poderia confirmar se isto é mais ou menos correcto?

9. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    A mesóclise está cada vez mais confinada aos livros. No Brasil já praticamente não se usa na linguagem corrente.
    As alternativas costumam ser:

Vou te matar. (esta é a mais usada, no Brasil)
    Vou matar-te.
    Irei matar-te.

Share This Page

Loading...