matemática - soma

Discussion in 'Português-Español' started by Nukaare, Sep 27, 2013.

1. Nukaare New Member

Español
    Olá, estou fazendo uma tradução de questões de matemática, o texto explica como somar e subtrair, mas não sei a maneira correta de dizer o pôr um título de um assunto sobre adição, é a soma de números de dois algarismo, e quando devo elevar outro número para as dezenas, então, eu gostaria de saber se alguém pode me dizer se é possível falar de "como adicionar com elevação" "como adicionar elevando números", ou como podería dizer isso.
    Muito obrigada,

2. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    Não sei como se diz isso em terminologia técnica, está fora da minha área, mas nós quando fazemos uma soma e a coluna que estamos a somar ultrapassa a dezena costumamos dizer 'e vão 1/2/3' etc. consoante a dezena inteira que cabe no produto achado. Esse valor transita para a coluna seguinte, naturalmente.
    Exemplo: (dado que não é possível neste texto pô-lo em colunas, cada linha corresponde a uma coluna da adição)
    Suponha que quer somar 254+322+486+595+233=1890
    Coluna da direita. 4+2+6+5+3=(2)|0 e vão 2
    Coluna do meio: 2+5+2+8+9+3= (2)|9 e vão 2
    Coluna da esquerda: 2+2+3+4+5+2= |18

3. zema Senior Member

Español Argentina
    Googleando veo que la denominan de varias maneras: adição com transporte, com reserva ou com "vai um"; no sé cuál forma será la más frecuente.

4. Nukaare New Member

Español
    Oi, muito obrigada pela ajuda! Acho que "adição com transporte" é uma boa opção.

Share This Page