1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

Misericórdia

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by regalsun, Sep 17, 2013.

1. regalsun Senior Member

London
    English UK
    Olá gente,

Estou tentando entender corretamente a tradução da palavra Misericórdia, mas quando é dita com um ar de cansaço ou numa maneira na qual, dá a impressão que não se pode acreditar o que está passando, como:

Misericórdia!!!!!!!!!

Isso quer dizer Lord have mercy!!! ou God have mercy!!!! ?

Para dar um pouco mais de contexto, eu ouvi a expressão/palavra enquanto escutando um programa de rádio no qual uma ouvinte relatou ao apresentador uma experiência ridícula que ela tinha que passar, enquanto tratando dum assunto com um empregado público, e o apresentador respondeu: Misericórdia!!! (com um tom adequado).

Last edited: Sep 17, 2013
  2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Yes, como você disse God have mercy! Eu a uso bastante quando é difícil acreditar numa determinada ação, evento, situação difícil que não deveria ter acontecido.

3. regalsun Senior Member

London
    English UK
    Obrigado, Vanda. :)

4. Joca

Joca Senior Member

Florianópolis, Brazil
    Brazilian Portuguese
    Talvez as expressões em inglês mais adequadas ao caso seriam: Jesus Christ! Jeez! For God's sake!

5. Thunderstriker

Thunderstriker New Member

Fortaleza, Brazil
    Brazilian Portuguese
    Em seu sentido literário, a palavra misericórdia significa mercy. No entanto, ao usarmos a palavra como uma interjeição de reforço, o seu sentido vira algo que não possui uma tradução exata, e sim vários sinônimos. Como dito anteriormente, podemos traduzir a expressão como "God have mercy" ou "Jesus Christ", também como "Oh my God!" e "No way!". Não acredito que "for God's sake" seja tradução de misericórdia em sentido interjetivo; pois usamos uma tradução "exata" para esse termo: "Pelo amor de Deus!"

6. regalsun Senior Member

London
    English UK
    Obrigado a todos.

R.

: - )

Share This Page