mishé (cliente de prostituta)

Discussion in 'Português-Español' started by Qna, May 6, 2014.

1. Qna Senior Member

Español-Argentina
    Hola,

Estoy traduciendo un texto literario que trata de prostíbulos. Encontré la palabra "mishé", que en el lunfardo argentino hace referencia al hombre que le paga a la prostituta, un cliente, o quizá un cliente frecuente. O como dicen los glosarios: "hombre que paga generosamente los favores de una mujer".

Saben qué palabras existen en portugués para referirse a los clientes de las prostitutas? O algo que encaje en la definicón?

Gracias.

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Michê no Brasil também.

3. Qna Senior Member

Español-Argentina
    Obrigado, Vanda! mas para essa palavra o Houaiss diz:

1- Quantia paga a quem se prostitui
    2- aquele ou aquela que se prostitui
    3- Ato de prostituir-se

Pelo menos na versão eletrônica. E eu conhecia também com esse sentido, o "michê" sendo o homem que se prostitui. Não conhecem outras?

4. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Você se esqueceu de ver logo abaixo o substantivo masculino e feminino:
    s2g.
    3. P.ext. = Pessoa que se prostitui

[F.: Do fr. miché.]
    http://aulete.uol.com.br/michê;

5. Qna Senior Member

Español-Argentina
    Sim, mas, acho que não entendi. Com esse significado voltamos ao início. Esse é o significado de "michê" que eu conheço e que tem no Houaiss, por isso não serve, eu procuro uma palavra para quem é cliente da prostituta, não para quem se prostitui. Sim?

6. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Tem sim, mas não consigo me lembrar.... vamos ter que esperar um pouquinho...

7. Qna Senior Member

Español-Argentina
    Pois é, fico com a mesma impressão. Mas obrigado de qualquer jeito! Vamos esperar.

8. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Lembrei-me de freguês, que é palavra geral, mas também é usado neste contexto.

9. Qna Senior Member

Español-Argentina
    Ah, sim, é verdade, já é uma boa, eu não tinha dado atenção a essa. Vamos ver se aparece alguma gíria. "Querido", "queridinho" ou "favorito" não têm conotação do mundo da prostituição, né?

10. Curupira

Curupira New Member

Brasil
    Portuguese - Brazil
    Acho que "cliente" é o termo usado normalmente; mas se existe alguma gíria, alguma palavra específica para isso, eu não sei.

11. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Não, não tem.

12. zema Senior Member

Español Argentina
    Bom, “mishé” não e mais usado na Argentina, só ouvi nos tangos. Mas acho que não era um cliente qualquer nem um putanheiro; era um sujeito, geralmente com grana, que bancava tudo para a amante ou prostituta.

Os nativos poderão dizer com mais certeza, mas acho que esta definição de “coronel” do Dicionário inFormal bate perfeito:

13. cacarulo

cacarulo Senior Member

Buenos Aires, Argentina * Español
    :thumbsup:

Share This Page