modeling good governance

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by madamezazá8, Feb 8, 2013.

1. madamezazá8 Junior Member

Brazilian Portuguese & LA Spanish
    Olá!

Estou duvidando sobre como traduzir "modeling" neste contexto:

Good governance and the rule of law: Business respect human rights by modeling and promoting good governance and the rule of law around the world.

Boa governança e estado de direito: As empresas respeitam os direitos humanos por meio da modelagem/??? e promoção da boa governança e do estado de direito em todo o mundo.

Obrigada pela ajuda.

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Oi madame,

Tinha pensado em algo como ''por modelar e promover a boa governança ...''

modelar - 4. Fig. - Tomar como modelo, fazer (algo) tomar o modelo de; regular (o modo de pensar ou proceder) pelo de outrem

3. Ruca Senior Member

Grande Porto
    Português Europeu
    Olá,

Talvez:
    ... por meio da estipulação e promoção da boa governança/de práticas de boa governança...
    ... por meio da conceção/concepção e promoção da boa governança/de práticas de boa governança...

Interessante a palavra governança...aqui em Portugal, parece-me que se tem optado mais pela palavra governo: governo das sociedades, por exemplo.

4. madamezazá8 Junior Member

Muito obrigada a ambos. Acho que "por meio de modelar e promover" é o que melhor cabe neste tipo de texto!!

5. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Ainda ontem, um amigo brasileiro que está fazendo doutorado em Portugal me disse que, em vez de governança, os portugueses usam a palavra governação.

6. Joca

Joca Senior Member

Florianópolis, Brazil
    Brazilian Portuguese
    Modelar não me soa muito bem aqui. Por que não: criando/formulando/dando forma/exemplificando/praticando/aprimorando...?

7. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    Concordo com o Joca. Neste caso, quer 'governo' quer 'governação' funcionariam bem, mas não 'governança', um anglicismo que não usamos por cá.

8. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Mas parece que a autora do texto é brasileira, portanto o termo é governança.

9. madamezazá8 Junior Member

Acabei usando "aprimorando". Obrigada!

Sim, governança. Termo muito utilizado em textos relacionados com políticas de direitos humanos. Agradeço a todos vocês pelo interesse e apoio.

Last edited: Feb 9, 2013

Share This Page