Nóis, nós.

Discussion in 'Português-Español' started by Estefanía Perdomo, Aug 7, 2007.

1. Estefanía Perdomo

Estefanía Perdomo Senior Member

Miranda.
    Venezuela, Español.
    Olá de novo queridos amigos.

Queria saber se no Brasil há regras do uso de nóis e nós.

Nunca quero usar nóis, não sei muito bem quando, acaso isso é algo mais informal, é regional?

Tenho ouvido assim:

Nóis somos os gaviões.
    Agora agüenta nóis.
    Nóis tropica mas não cai.

E são muitos...

Agradeço que algum nativo (ou quem souber) me explique um pouco, não achei outro thread com título similar, se acaso houver, mandem um links, por favor.

2. nusa Senior Member

Madrid
    Español (España)
    Nóis???? Nunca tinha visto essa palavra. Vou procurar....

3. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Sempre nós. Nóis ou é usado pelos iletrados ou pelos chamados caipiras, ou ainda por qualquer um de nós, mas não todos, com objetivos de brincadeira: seja para imitar alguém, seja pela fala desleixada proposital. Apenas no registro informal oral! Ou então, é claro, na música: nóis tropica mais num cai./ Nós tropeçamos, mas não caímos.

4. Estefanía Perdomo

Miranda.
    Venezuela, Español.
    Me explico, eu tiria dito:

Nós somos os gaviões; agora agüenta-nos; nos tropica mas não cai. Pronúncia-se (no brasil) nois, como toda coisa que termina em os,mas escrever o som da pronunciação num contexto me parece muito mal, e ainda mais acentuá-lo, colocar-lhe ortografia: Nóis.:confused:

5. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    "Nóis" é uma pronúncia regional que se encontra em certas partes do Brasil. Mas deve-se escrever sempre "nós".
    O acento está lá porque em português o ditongo "ói" se pronuncia diferentemente do ditongo "oi". O primeiro tem "o" aberto (ó), o segundo tem "o" fechado (ô).

6. Estefanía Perdomo

Miranda.
    Venezuela, Español.
    É Vanda é é. A música chama-se nóis tropica mais num cai:D. Quando fui ouvir a música certamente era pior: nóis trupica mais num cai...

Li a sua explicação agora, fiz outro post ralgo ápido. Acredito que ficou mais certo.

7. klisito Junior Member

Para somar:
    Nós é pronome do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) então o "nós" pode ser sujeito de uma frase mas nunca objeto - isso é feito por nós (errado) Vamo-nos (correto)... O nós pode ser usado como objeto quando vem acompanhado de um pronome "Vamos nós todos" "Vamos nós dois "
    O nóis...é usado no msn e outros em tom de brincadeira..."É nóis na fita.."
    Abs

8. Estefanía Perdomo

Miranda.
    Venezuela, Español.
    Ok. obrigada também pela sua participação, klisito.:thumbsup:

Share This Page