1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

o que é certo e errado em língua

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by edupa, Nov 15, 2007.

1. edupa Senior Member

Brazil Portuguese
    Oi, Jazyk!

Aqui vai sua definição de 'certo'?

E agora de errado:

Obrigado por ler o dicionário "pra gente", Jazyk!

Mas fiquei com algumas dúvidas, e convido os foreros a me ajudarem também.

Então quer dizer que, em língua, o certo é o "exato"? Mas a língua é exata? E irrepreensível? Quando ela deixa de ser irrepreensível?

Ela é errada quando se desvia de bom caminho? Mas qual o bom caminho? E desregrada? Seria o caso de dizer que uma frase como "os menino foi" é desregrada?

Me parecem definições um tanto subjetivas, não? Logo, pergunto a você, que milita contra o subjetivismo em suas análises.

A gente se fala, Jazyk!

Abraços

2. jazyk Senior Member

Brno, Česká republika
    Brazílie, portugalština
    Já disse e volto a repetir. Você só faz perguntas e não oferece resposta nenhuma. Isso é muito fácil fazer. Repito: você terá de fazer muito mais do que isso para me convencer. Mas para que as suas perguntas não fiquem sem resposta:

Se ela almeja expressar o que pensa alguém com exatidão, é sua obrigação ser exata.

Ela é desregrada se se considera a língua padrão (o que eu e as pessoas que nos perguntam consideram) por não obedecer nem à concordância nominal nem à verbal e para mim ser estranhíssima porque não é assim que me comunico. Mas sei que resposta você quer. Você quer que eu diga: não há nenhum desvio, nenhum desregramento aqui porque o os já indica que é plural e o verbo foi está no passado, então o falante já estabeleceu a pluralidade do sujeito (ainda que do seu modo) e a temporalidade do verbo. Também é "gramatical" porque obedece à ordem das palavras em língua portuguesa e porque se expressou uma idéia. Acredite, os livros que você leu eu também já li. E academicamente. :)

Será que todas as vezes que alguém fizer uma pergunta vamos ter a mesma lengalenga. Acho que é mais fácil colocar um aviso no fórum "não precisam perguntar, façam o que fizerem, tudo é correto. Não nos façam perder o nosso tempo". Acho que é isso que vou responder à próxima pessoa que nos fizer uma pergunta. Não é uma idéia do todo má.

Share This Page