1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

Objeto Indireto - Polêmica!

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by edraganov, Oct 18, 2013.

1. edraganov

edraganov Junior Member

Portuguese
    Olá pessoal!

Realmente o português é uma língua com muitas facetas a serem discutidas. Estava lendo o livro do mestre "Bechara" e, mais especificamente no capítulo cujo tema é o Objeto Indireto, me deparei com a seguinte construção:

Alguns alunos compraram flores para a professora.

Segundo Bechara, a construção "para a professora" é um dativo livre e não um objeto indireto. Caso a oração fosse composta por um objeto indireto, o correto seria:

Alguns alunos compraram flores ao florista para a professora.

Embora eu entenda a argumentação do autor quanto ao termo "para a professora", não entendi como o sintagma "ao florista" pode ser classificado como um objeto indireto. Quando você compra, você compra DE ALGUÉM e não A ALGUÉM, não?

Se alguém puder me ajudar, ficarei extremamente grato.

Obrigado,
    Erik

2. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    No português de Portugal 'compra-se alguma coisa a alguém' não 'de alguém'. Nesse sentido, para nós não há nenhuma dúvida de que é um objecto indirecto. Já ouvi brasileiros usar a construção 'comprar de alguém', por isso imagino que se trate de uma particularidade do português do Brasil, mas a diferente regência não acarreta uma alteração da função sintática, continua a ser objecto indirecto.

Share This Page