1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

Origem da construção "Favor fazer..."

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by R.SCHULTZ, Jun 6, 2012.

1. R.SCHULTZ New Member

Brazil
    Portuguese - Brazil
    Tecnicamente seria uma incorreção a simples construção "Favor fazer isso", "Favor enviar esta mensagem" ou qualquer outra variação do gênero.
    Entretanto, tais frases são usadas e aceitas.

Entendo que a origem seria o encurtamento da construção "É favor fazer isso" ou "É favor enviar esta mensagem", no sentido de que "Fazer isso é um favor que você me faz" ou "Enviar esta mensagem é um favor que você me faz".

Outra maneira de dizer o mesmo seria "Por favor, faça isso" ou "Por favor, envie esta mensagem".

Alguém sabe dizer se essa é realmente a origem dessa construção ou se há alguma outra?

2. Alentugano

Alentugano Senior Member

Português - Portugal
    Eu acho que tens razão, em Portugal nós usamos sempre a expressão "É favor..."

3. Istriano

Istriano Senior Member

-
    Favor ligar mais tarde.
    Passar bem!
    :D
    (em espanhol mexicano existe: favor de + infinitivo: favor de telefonearnos más tarde)

A origem: [Faça o] favor [de] ligar mais tarde

A linguagem comercial é assim: sem rebuscamento, sem sofisticação, sem gírias, e com muitas formas abreviadas.

Last edited: Jun 7, 2012
  4. R.SCHULTZ New Member

Brazil
    Portuguese - Brazil
    Boa explicação!

5. didi2009

didi2009 Senior Member

Acredito que além da questão da agilidade da linguagem comercial, o uso dessa expressão tenha-se difundido devido ao seu caráter de impessoalidade.

Ou seja, para não referir-se diretamente à pessoa, diz-se "favor fazer" quando na verdade deveria dizer-se "por favor, faça", provavelmente com a intenção de suavizar a conotação de ordem. Pessoalmente acho deselegante essa construção e acho que devemos procurar escrever corretamente, mesmo num e-mail comercial ou similar.

Share This Page