Ortografia da palavra "português"

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Anna_Barcelona, Oct 21, 2010.

1. Anna_Barcelona

Anna_Barcelona Senior Member

London
    Catalan and Spanish
    Bom dia a todos!

Tenho uma dúvida a respeito da grafia da palavra "português". Alguém sabe me dizer quando foi que a grafia "português" adoptou-se no lugar de "portuguez"? Foi com o acordo ortográfico de 1945?

Desde já agradeço.

2. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    Só lhe posso dizer que em Portugal foi antes de 1945, provavelmente com a reforma ortográfica da República, de 1911. Isto porque na primeira década do século XX a grafia com 'z' ainda se usava, mas moedas de escudo republicanas da segunda década desse século já ostentam a grafia com 's'. É provável que no Brasil tenha acontecido mais tarde, visto que não acompanhou a reforma portuguesa de 1911.

3. Anna_Barcelona

Anna_Barcelona Senior Member

London
    Catalan and Spanish
    Muito obrigada, Carfer :)

4. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    EStou ressuscitando este tópico, para colocar um link interessante sobre as mudanças na ortografia e ''causas''.

5. Youngfun

Youngfun Senior Member

Pekino, Ĉinujo
    Chinese/Italian - bilingual
    Grande artigo, Vanda!

6. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    O artigo diz que «até 1943 "portuguez" e "embriaguez" se escreviam com "z"», o que é verdade, mas é bom ter presente que a ortografia do português só se começou a fixar a partir de 1911. Antes disso coexistiam muitas grafias, algumas com "s" e outras com "z".

7. Ruca Senior Member

Grande Porto
    Português Europeu

Olá,

Pelo que sei, o Brasil não acompanhou a reforma ortográfica que ocorreu em Portugal em 1911. Apenas em 1943 reformou a(s) antiga(s) ortografia(s), aproximando-a da que vigorava em Portugal desde 1911. Após 1943, ocorreram diversas revisões parciais da ortografia vigente am ambos os países até ao acordo de 1990.

Share This Page