1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

osso duro de roer

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by oenoneablaze, Mar 2, 2008.

1. oenoneablaze New Member

California, English
    Bom dia,

Estou aprendendo português, mas ainda não conheço certas gírias. Ultimamente eu assisti o filme "tropa de elite" (foi muito legal). Ouvi uma música que tinha a frase "osso duro de roer." Posso traduzir cada palavra para o inglês, mas ainda não faz sentido para mim.

Eu agradeço por toda ajuda que vocês me der.

2. Tagarela Senior Member

Rio de Janeiro, Brasil
    Português - Brasil
    Olá,

"Osso duro de roer" significa algo difícil de ser feito, uma tarefa árdua que requer muito esforço. Algo como a "tough task", não conheço uma expressão coloquial correspondente em inglês.

* A regência do verbo 'assistir' quando este se refere a 'ver' pede a preposição 'a', logo, o mais correto seria "assisti ao filme...". Mas, talvez como você mesmo tenha notado, é raro ouvir um brasileiro (não sei dos portugueses e de outros lusofalantes) empregar o verbo corretamente.

** que vocês me derEM

Até.:

3. Dona Chicória Senior Member

Brazil, Portuguese
    Achei a seguinte expressão:

"A hard nut to crack"

Creio que o sentido é o mesmo.

Aliás, falando no "Tropa de Elite", a imprensa brasileira publicou que algumas expressões foram traduzidas muito literalmente, o que teria dificultado a compreeensão do público.
    Foi esta a sua impressão?

4. oenoneablaze New Member

California, English
    Muito obrigado, Tagarela e Dona Chicória, pela explicação e a correção.

Dona Chicória--eu assisti ao filme com legenda em português, de modo que não sei se a tradução foi dificil compreender.

5. Fluteroo Senior Member

Sydney
    Argentina Español Australia English
    I find hard to believe... turns up as a hard to chew bone, both in Portuguese and Spanish

6. andlima

andlima Senior Member

Rio de Janeiro, Brazil
    Portuguese (Brazil)