1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

pegar junto

Discussion in 'Português-Español' started by pkogan, Jul 12, 2013.

1. pkogan Senior Member

Bs.As, Argentina
    español
    Olá pessoal!

Qual é o significado em português dessa expressão? Como vocês traduziriam para o espanhol? O contexto onde ela aparece é o seguinte: Essa disfunção aparece, geralmente, em crianças que foram desmamadas precocemente e que o pai não pegou junto, não assumiu.

Desde já, muito obrigado.

2. Maragato76

Maragato76 Senior Member

Olá pkogan, para mim não está a mais precisar um pouco mais o contexto embora o sentido seja já quase evidente.

Acho que aludes ao artigo intitulado "Pesquisa comprova que afeto faz bem para a saúde e previne doenças" e ao seguinte parágrafo: "As crianças que foram desmamadas precocemente, ou seja, antes dos quatro meses de idade, eram crianças desmamadas. A mãe estava deprimida. O pai não pegou junto, não assumiu. É uma criança que tinha alguma disfunção familiar. Essas crianças especificamente agora com 10 anos apresentavam o hormônio do estresse, o cortisol, aumentado. Elas reagiam a um teste de memória com mais ansiedade do que as outras. Em termos gerais, a parte de leitura dessas crianças também esteve prejudicada”, explica o psiquiatra XXX..."

Não tenho a certeza absoluta e até duvido da minha interpretação por causa das inúmeras acepções: "el padre no asumió sus obligaciones paternas, no se implicó a su lado".

3. pkogan Senior Member

Bs.As, Argentina
    español
    Sí, encontré esa expresión en ese artículo precisamente. Yo también supongo, al igual que vos, que el sentido sería el padre no asumió sus obligaciones paternas, no se implicó a su lado, no se hizo cargo...

Esperemos a si alguien más nos puede ayudar...

Gracias!

4. zema Senior Member

Español Argentina
    Hola, pkogan. Lo entiendo en forma similar, creo que "pegar junto" da idea de comprometerse y colaborar.

5. Pedro Minsk New Member

Portuguese - Brazil
  6. pkogan Senior Member

Bs.As, Argentina
    español
    Gracias a todos!

Share This Page