1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

"pesquisas"

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Maiiara, Jul 23, 2013.

1. Maiiara Junior Member

Washington, DC
    best lang = English
    Gostaria de confirmar que em portugues e' permitido usar a palavra "pesquisas"--ou seja, no plural. Em ingles, nao se fala de "researchs" ou mesmo "researches" ie na plural. Assim, nao tenho certeza se e' realmente correto falar sobre "pesquisas medicas" ou "pesquisas psiquiatricas." Encontrando alguns exemplos pela internet suponho que a forma pode ser correta--sera possivel de confirmar isso entre os colegas que sao mais conscientes da gramatica correta da lingua portuguesa?

Obgda

Maiiara

2. J. Bailica Senior Member

Portugal
    Português - Portugal
    No singular, e para 'research', o mais comum, diria eu, é investigação. Quanto a pesquisa / pesquisas, parece-me até que o plural soa mais natural. Ex: "As últimas pesquisas médicas no campo do HIV dão conta de...".

3. Maiiara Junior Member

Washington, DC
    best lang = English
    Obrigada pelo comentario. Interessante, dependendo do contexto, eu achava que investigacao seria mais um estudo--ie a research study. Procurando mas a fundo vi q muitas vezes e' usado como traducao de research. Como referencia procurei os termos aqui, mesmo se as traducoes de investigacao nem sempre estao corretas (ie "special researches" nao se entende)

http://www.linguee.com.br/portugues-ingles/search?source=auto&query=investigacao

http://www.linguee.com.br/portugues-ingles/search?source=auto&query=pesquisa

4. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    pesquisa - sf.

1. Ação ou resultado de pesquisar (pesquisa de mercado/de laboratório).
    2. Estudo metódico a fim de ampliar o conhecimento sobre determinada área do saber (pesquisa econômica/científica).
    3. Busca para averiguação da realidade; INVESTIGAÇÃO; INQUIRIÇÃO
    [F.: Do esp. pesquisa. Hom./Par.: pesquisa (fl. de pesquisar)]

investigação -

1. Ação ou resultado de investigar.
    2. Averiguação, inquirição, apuração (investigações policiais).
    3. Estudo metódico sobre tema científico, artístico etc.; PESQUISA

Share This Page