phD professor

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by Sintra99, Jul 31, 2008.

1. Sintra99 Senior Member

Croatia, Croatian
    olá,

outra vez eu com perguntas sobre titúlos acadêmicos, desta vez mais específicos:

- pelo que vi na internet em português não se usa a abreviatura "prof" para designar o titúlo de um professor - é verdade?

- existe abreviatura para professor/doutor em ciências - Prof.phD.sc ?

obrigada

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    PhD é para quem tenha feito doutorado em qualquer área.

fonte Este último link vai ser muito útil a vocè.

Last edited: Jul 31, 2008
  3. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Em Portugal, pode-se usar "Prof./Prof.ª" antes do nome de professores doutorados. Se quisermos ser perfeitamente claros, escrevemos "Prof./Prof.ª Dr./Dr.ª", uma vez que "professor(a)" só por si também pode significar lecturer ou teacher.

Mas tenho a impressão que se considera preferível escrever por extenso em documentos oficiais: "professor doutor".

Não conheço nenhuma.

4. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Oh, me esqueci da parte de ciências! Conforme o meu primeiro post, o título de doutorado é em qualquer área, bem como o uso de PhD. Se quiser ser mais específico sobre a área de ciências, no caso, aqui usamos assim:
    PhD em Ciências (e em seguida a ciência específica). Veja muitos exemplos aqui.

5. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    O uso em Portugal é o que descreve Outsider. Confirmo que nos documentos oficiais se usa a expressão por extenso ('Professor(a) Doutor(a)'), habitualmente grafado com maiscula inicial.
    As abreviaturas latinas não se usam, salvo no caso (mesmo assim muito raro) de doutorados por universidades estrangeiras.

6. andlima

andlima Senior Member

Rio de Janeiro, Brazil
    Portuguese (Brazil)
    Só uma consideração, no Houaiss eu vi grafada como "ph.D.", assim com o ponto entre o h e o D.

Uma coisa que eu já vi muito é o sujeito achar que ph.D. é pós-doutorado, o que não é o caso. É uma maneira de se referir a quem tem o título de doutor mesmo. Acho que não custa reforçar. :c)

Share This Page