1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

Pipa

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by BENTEVI, Mar 23, 2009.

1. BENTEVI Senior Member

Brazil
    Portuguese, Brazil
    Gostaria de saber que nomes regionais os nossos foreiros conhecem para "pipa".

Pipa
    5. Espécie de papagaio de papel; papagaio.

Quando me mudei para o sul, achei engraçado o fato de muitas pessoas referirem-se à "pipa" como "pandorga". Achava que era uma dessas palavras que a gente vê no dicionário, mas que ninguém usa, ou que tivesse caído em desuso.

Aviso: Fiquem à vontade para corrigir meus "erros" de português. Não tenho nenhum problema com isso.

Last edited: Mar 23, 2009
  2. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Em Portugal de um modo geral diz-se "papagaio de papel" ou "papagaio". "Pipa" nunca ouvi. No entanto, na Madeira também se diz "joeira". :)

3. Guigo

Guigo Senior Member

Rio de Janeiro
    Português (Brasil)
    Aqui, no Rio, a pipa mais usada (forma pentagonal), também é chamada de pião. A gente soltava estas pipas com linha 10 e cerol ou cortante... na época, não tínhamos consciência dos perigos do cerol, mas geralmente soltávamos pipa em descampados, terrenos baldios, barreiras de morro.

Têm as pipas hexagonais, raras hoje em dia, que se empinavam (soltavam) com rococó (linha 00) ou náilon e que chamávamos de pipa modelo ou pipa comum.

As pipas sem rabiola, com formatos diversos, chamávamos de arraia. Para mim, aquelas pipas artísticas que o pessoal empina, nas praias, não são mais que arraias "sofisticadas". :p

Pena que não tinha esta modalidade nos Jogos Olímpicos, pois se tivesse eu ia garantir uma medalha pro Brasil, com certeza... :D:cool:

4. olivinha Senior Member

Los Madriles
    Português, Brasil
    Oi Bentevi.
    Talvez te interessem também esses sinônimos de dicionário:
    Aurélio: arraia, cafifa, pandorga, pipa, quadrado (bras.), raia, tapioca (N.E.); balde (N.E.)

Guigo, obrigada pelo seu post #3: Passei a infância no Rio e adorei o flashback.
    :)

5. Guigo

Guigo Senior Member

Rio de Janeiro
    Português (Brasil)
    De nada, Olivinha... ;)

Parece que em SP e partes de MG, também são conhecidas como "maranhão".

6. BENTEVI Senior Member

Brazil
    Portuguese, Brazil
    Sim, mas o maranhão é um tipo específico de pipa. Se não me engano é um com a rabiola mais longa.

Lembrei também que lá em São Paulo a gente chamava a pipa-diamante de "peixinho".

7. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Ô gente, e tem a tal da arraia. Pra mim é tudo papagaio.

8. Atomina the atomic nina

Atomina the atomic nina Senior Member

Lisboa
    Portuguese
    Em Portugal, se ouvir chamar Pipa a uma rapariga ou mulher, não estranhe; é um diminutivo comum de Filipa.

Share This Page