plural de palavras terminadas em -l

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by -REINA-, Aug 6, 2007.

1. -REINA- New Member

BUENOS AIRES - ARGENTINA
    BUENOS AIRES - ESPANHOL
    Oi! sou nova, moro em Buenos Aires, Argentina e estou estudando português do Brasil Tenho prova amanhá.
    Por gentileza, alguém me poderia dizer a regra do plural nesta palavra:

MAL

eu pergunto porque tenho para min que as palavras terminadas em "al" no plural mudan a "ais"

Obrigada

2. Lusitania Senior Member

Lisbon
    Portugal Portuguese
    o Plural de mal é males.

Não te preocupes, no início é confuso por serem idiomas tão semelhantes.

Abraços

Boa sorte

3. Jingles New Member

São Paulo, SP
    Brazil, Portuguese
    Oi, Reina!
    na verdade essa palavra é uma exceção, com o plural feito em -es em vez de -ais (MALES).
    Mas a maioria do plural das palavras terminadas em -al realmente termina em -ais, como:
    CASAL - CASAIS
    DEDAL - DEDAIS

Bjs,
    Jingles

4. -REINA- New Member

BUENOS AIRES - ARGENTINA
    BUENOS AIRES - ESPANHOL
    Muito obrigada !!!

5. Dom Casmurro

Dom Casmurro Senior Member

Brazil Portuguese
    São raríssimas as palavras portuguesas com terminação -l que formam plural com -les. Consta que, além de "mal -> males", somente "cônsul -> cônsules" está enquadrada nesse caso. Todas as demais formam plural com -ais (generais, plurais, carnavais).

6. -REINA- New Member

BUENOS AIRES - ARGENTINA
    BUENOS AIRES - ESPANHOL
    Don Casmurro muito obrigada !
    Hoje é a prova, tomara seja tudo bem.

7. Estefanía Perdomo

Estefanía Perdomo Senior Member

Miranda.
    Venezuela, Español.
    Boa tarde.

Acho que é o mesmo que mil, seu prural não termina em eis ou ais, é miles. Isso por se você quiser saber mais adiante sobre o assunto. No entanto devo dizer que tenho ouvido mais, milhares.

Cumprimentos.

8. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Toda a gente diz "milhares" para o plural. Nunca ouvi "miles" (nem "mis") em português.