1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

plural dos países

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by spohreis, Mar 18, 2013.

1. spohreis

spohreis Senior Member

Pato Branco- Paraná- Brasil
    Portuguese-Brazil
    Olá a todos!

Gostaria de saber se o nome dos países admite forma no plural. Por exemplo, o plural de Brasil é brasis (com b minúsculo?) de acordo com esta fonte. O Uruguai (os uruguais?), a Costa Rica (as costas ricas??).

Muito obrigado desde já!

2. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    Já vi muitas vezes frases como:
    Viajei muito por esses brasis afora.
    Comprei o telefone nos paraguais da vida.

3. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    Em teoria, sim. Na prática, é raríssimo querermos pôr no plural o nome da maioria dos países. Mas, a pluralizar, em frases como as suas eu manteria as maiúsculas iniciais.

4. Guigo

Guigo Senior Member

Rio de Janeiro
    Português (Brasil)
    Caetano Veloso cantou em "Língua": E deixe os Portugais morrerem à míngua!

Não se referia ao país (Portugal) e nem aos portugueses, mas sim aos vetustos senhores, de ambos os lados do Atlântico, que querem isolar a nossa língua, no tempo e no espaço, sem permitir-lhe evoluir. Ele conclui:

Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó
    O que quer? O que pode esta língua?

5. Easygoing Junior Member

Brasília, Brazil
    Brazilian Portuguese
    Formalmente, não se pluraliza nomes de países, pois estes são entidades singulares. Não há dois países chamados Brasil, só há um; não há dois países chamados Paraguai, só há um.

No entanto, informal ou poeticamente, a pluralização é possível: "conheço bem esses brasis"; "eu a encontrei nos paraguais da vida". Nestes casos, eu grafaria os nomes com letra minúscula.

É de notar-se ainda que alguns países -- apesar de entidades singulares -- têm nomes originalmente plurais, e.g. os Estados Unidos da América, as Filipinas, os Países Baixos.

Share This Page