porque ela vai-me telefonar

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by dec-sev, Aug 17, 2009.

1. dec-sev Senior Member

Sevastopo;
    Russian
    Bom dia.
    Segundo o meu manual, quando o pronome refexivo se usa na oração subordinada, há de pò-lo antes do verbo:

Sei que elas te disseram tudo.

Mas encontrei a seguinte oração:

Hoje tenho que estar todo o dia em casa porque ela vai-me telefonar.

Acho que tudo depois de “porque” é a oração subordinada, mas o pronome reflexivo está depois do verbo. Que opinam?

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Porque este é outro caso de colocação. Nas locuções verbais com infinitivo o pronome pode vir em três posições:
    - depois de infinitivo: telefonar-me
    - depois do auxiliar: vai-me
    - antes da locução: não me vai telefonar

Além deste link, você encontrará trolhões de outros nos recursos, mas já vou avisando, você terá dúvidas todas às vezes, pois é isso que acontece conosco. :)

3. dec-sev Senior Member

Sevastopo;
    Russian
    No meu manual estão aclarados 5 casos quando o pronome reflexivo está antes do verbo: se há “não”, “nunca”, na oracão, se a oração comença com “tudo”, etc, mas não há nada sobre a posição do pronome quanto a auxiliar, nem auxiliar + infinitivo. Necesito mais tempo para ver com mais atenção o que está no link que me deu.
    Do que gosto é “conforme as circunstâncias” :) Pode você aclarar-me as circunstâncias nas quais se diz “Devo calar-me” y nas quais “devo me calar”?
    Outra coisa. Nunca pensei que o verbo "dever" se pode quialificar como auxiliar.

4. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Uma outra página para estudo da colocação pronominal que, inclusive, dá os verbos auxiliares:

Neste caso, as duas posições estão corretas.

5. dec-sev Senior Member

Sevastopo;
    Russian
    Obrigado. No momento tudo parece claro. Mas se me sugrir uma dúvida, perguntarei :)

Share This Page