1. The WordReference Forums have moved to new forum software. (Details)

poti poti

Discussion in 'Português-Español' started by angolina, Jul 14, 2010.

1. angolina New Member

mexican spanish
    Oi Amigos! eu preciso da sua ajuda para traduzir "poti poti"
    na cancion infantil borboletihna
    obrigada

2. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Bem-vinda angolina, :)

Borboletinha tá na cozinha
    Fazendo chocolate para a madrinha
    Poti, poti
    Perna de pau
    Olho de vidro
    E nariz de pica-pau (pau, pau)

Pra mim é o barulho da colher de pau na panela....

3. angolina New Member

mexican spanish
    no youtube eu vi video Borboletinha saca poti poti de um embalagem. penso e ingrediente, mas qual?
    Vanda obrigada pelas boas-vindas

Last edited: Jul 15, 2010
  4. WhoSoyEu

WhoSoyEu Senior Member

Rio de Janeiro
    Español Latam, Português Br
    No conocía la musica, pero al ver el video me queda claro que son ingredientes de fantasía (quien colocaría narices de pájaros en una tarta de chocolate?). Poti poti es algo inventado, no conozco nada que tenga ese nombre.

Last edited: Jul 15, 2010
  5. GamblingCamel

GamblingCamel Senior Member

USA English CULTA + RUA
    O dicionario-tupi-guarani dá como significado para "poti" : camarão.

Também Pt.wiki diz sobre Antônio Filipe Camarão, comandante indio (da tribo potiguar) do século XVII:
    "Tendo como nome de nascença Poti ou Potiguaçu que significa camarão. Ao ser batizado e convertido ao catolicismo em 1614 recebeu o nome de Antônio e adotou Filipe Camarão em homenagem ao soberano D. Filipe II."

Borboletinha é uma cantiga extraordinária !!

6. brasileirinho

brasileirinho Senior Member

Sertãozinho (canavial)- SP-Brasil
    Português brasileiro
    Que excelente explicação, não tinha ideia do significado de poti, para mim era mais uma invenção ou, no máximo, uma onomatopéia. Isso me faz pensar que sempre nos esquecemos da origem do nosso português "crioulo".

7. GamblingCamel

USA English CULTA + RUA
    Possivelmente ainda é uma invencao (na cantiga), eu não sei.

Fantasia!?!?! Haha. Você não pensa como pensa uma borboletinha!

8. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Mas Brasileirinho, observe que o poti da música infantil não tem nada a ver com camarão ou mesmo com índios. Poti de potiguar e quantos potis que vieram do tupi é uma coisa, poti da música infantil mencionada é o que é, música infantil, onomatopeia, parlenda pura e simples.

9. GamblingCamel

USA English CULTA + RUA
    Gostei deste comentário de uma pessoa que acabou de ler as palavras de Borbotinho para primeira vez:

10. WhoSoyEu

WhoSoyEu Senior Member

Rio de Janeiro
    Español Latam, Português Br
    Fantasia!?!?! Haha. Você não pensa como pensa uma borboletinha!

É verdade, GC. Deixei de pensar como um "borboletinho" (se é que alguma vez pensei como um) há muuuuuuuuito tempo.

11. brasileirinho

brasileirinho Senior Member

Sertãozinho (canavial)- SP-Brasil
    Português brasileiro
    Pode ser, Vanda, mas a partir do momento que pensei nos outros ingredientes, olho de vidro, perna de pau e nariz de pica-pau, pensei "por que não colocar um camarãozinho na receita?"

12. GamblingCamel

USA English CULTA + RUA
    Eu acabo de aprender que Caesalpinia echinata ~~ pau-Brasil ~~ é a árvore nacional de Brasil. :)
    Um fato linguistico interessante: Pau-Brasil é também conhecida como pau-ferro por ser mais densa do que a água e não flutuar.
    ____

Ainda eu não tenho podido encontrar online qualquer referência nem a data de composicão de Borboletinha nem o nome de compositor.
    Pensam vocês que a cantiga é muito velha ou foi composta para um programa infantil de TV?

13. answor New Member

spanish
    Eu investigar e poti poti significa que eles são as flores da floresta. é uma palavra catalã que significa "pouco de tudo". Alimento ou bebida na aparência e sabor.

Share This Page